domingo, 24 de janeiro de 2021

Hoje é dia de ir votar nas eleições presidenciais (Opinião)

Hoje é o dia em que os portugueses podem sair de casa para irem votar nas eleições presidenciais que, por teimosia da classe política, não foram adiadas. Os últimos números de infecções diárias (com a fasquia dos 14 mil a ser superada) são assustadoras e deveriam ser motivo mais que suficiente para adiar o sufrágio, mas ninguém quis alegar a situação de catástrofe natural ou algo equiparável e reagendar as eleições para Março ou Abril.

Mas agora não vale a pena reclamar. As coisas são como são! A abstenção dirá se estas eleições serão ou não legítimas, embora a Constituição não determine a anulação do plebiscito em face de qualquer percentagem de abstenção.

Os portugueses devem ir votar, é claro. Mas devem proteger-se e é simultaneamente necessário que, no dia de hoje, as autoridades e associações voluntárias monitorizem e façam cumprir o distanciamento de segurança social entre os eleitores. Causa-me arrepios ver as "filas indianas" de quem foi votar antecipadamente no fim de semana anterior porque isso sim é um risco para a saúde pública.

Em Esmoriz, isso não deverá suceder-se porque há 3 locais de voto que servem áreas diferentes da cidade - Palacete dos Castanheiros (edifício do Patronato) e as Escolas Básicas da Praia e de Gondesende. Ou seja, prevê-se uma participação célere dos votantes, embora existam restricções e procedimentos a cumprir. 

Se for votar, proteja-se e evite aproximar-se demasiado dos outros eleitores, evite conversas em aglomerados, apenas exerça o seu direito e regresse o mais depressa possível a casa.

Quanto aos candidatos que hoje se apresentam às urnas, irei tecer as minhas considerações depois dos resultados. Até lá, não me quero pronunciar para não influenciar o sentido de voto de ninguém.

Votem e protejam-se!




Imagem nº 1 - Fachada do Palacete dos Castanheiros, um dos locais de voto na cidade de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário