sexta-feira, 19 de março de 2021

E como está a corrida para as eleições da Junta de Freguesia de Esmoriz? (Artigo de Opinião)

Se já há fumo branco relativamente a alguns candidatos que se apresentarão às urnas em Ovar, a verdade é que ainda não foi anunciado qualquer candidato oficial à Junta de Freguesia de Esmoriz. É uma realidade que deverá mudar nos próximos meses. 

No PSD, partido que parte na pole position, após uma vitória clara nas eleições de 2017, já se sabe que António Bebiano está em final de mandato (teve 3 mandatos: um intercalar em 2013, e triunfou nas eleições autárquicas de 2013 e 2017), pelo que é necessário escolher um sucessor. Rumores têm apontado a ideia de que António Sá, actual tesoureiro, será a pessoa mais indicada para assumir a liderança, detendo já conhecimento sobre o funcionamento daquele organismo bem como os assuntos a tratar. Desde 2013, o PSD local conseguiu empreender algumas obras ou empreendimentos determinantes: a criação da Universidade Sénior de Esmoriz, o surgimento de gabinetes de apoio psicossocial e de inserção profissional, a dinamização do Arraial da Barrinha, entre outros. No entanto, devido à pandemia e a algum desinvestimento autárquico consequente, o mandato de 2017-2021 já não seria tão produtivo em termos de obras tal como fora o de 2013-2017 (em que houve efectivamente melhorias significativas que permitiram o crescimento da cidade). Ainda assim, cumpriram, na generalidade, o que se exigia neste último mandato. Mas claro que o caminho para o desenvolvimento da cidade ainda é longo. 

No PS, não sabemos se Rogério Ferreira se irá recandidatar. Caso não continuasse, haveria quem nos dissesse anteriormente que o candidato poderia ser Alcides Alves que, como viríamos a saber, muito recentemente foi apresentado como concorrente à liderança da Câmara Municipal de Ovar. Por outras palavras, o nome do candidato à junta local ainda está no segredo dos deuses. O partido tem vindo a crescer alguma coisa nos últimos anos, reorganizando-se gradualmente. Temos dúvidas se terão já as condições ideais para vencer a Junta de Freguesia de Esmoriz em 2021, mas é provável que melhorem a votação, reforçando a sua presença na Assembleia de Freguesia com mais vogais/deputados. E nesse aspecto, Luís Dias e Rogério Ferreira têm sido interventivos na oposição, fazendo-se ouvir. O PS quer voltar a recuperar o estatuto de sério candidato à vitória na cidade, mas terá ainda de fazer gradualmente o seu percurso. 

No CDS-PP Esmoriz, Aurélio da Silva Gomes tem sido a principal figura de destaque, mas nada foi ainda oficializado. Parece-nos um homem sensato e com os pés bem assentes no chão que não hesita em identificar várias lacunas na cidade, nomeadamente a necessidade de mais manutenção e acções de limpeza na cidade bem como tem alertado para o estado degradante do Palacete dos Castanheiros. Terá pela frente a missão hercúlea de reunir os militantes e simpatizantes centristas, além de cativar outros cidadãos, de forma a alcançarem um ou dois lugares na Assembleia de Freguesia de Esmoriz. Mas caso seja o candidato, será uma interessante aposta. 

No Bloco de Esquerda, é provável que a aposta recaia num candidato mais "jovem". Carlos Jorge Ferreira, Jorge Santos e Mário Saxe foram já boas apostas do partido no passado, e os bloquistas até nem estiveram mal na sugestão de algumas propostas inovadoras, pelo que podem perfeitamente reivindicar um lugar na Assembleia de Freguesia porque as suas ideias mais apelativas para a prática desportiva e para a fixação de mais jovens fazem sempre falta.

No PCP, tem sido difícil arranjar um candidato que seja natural de Esmoriz. É um handicap, mas os comunistas têm uma forte tradição na oposição concelhia, defendendo os direitos dos trabalhadores das mais diversas áreas. Ainda há pouco tempo, intercederam pelos pescadores da nossa terra que pagavam taxas excessivas pela licença da pesca de majoeira. O sonho de conseguirem um lugar na Assembleia de Freguesia é possível, mas terão que fazer uma campanha forte na cidade. 

Não sabemos se haverá alguma candidatura independente na forja à Junta de Freguesia de Esmoriz. Até agora, as indicações que temos apontam que será um cenário improvável, mas tudo pode acontecer. Na verdade, isso poderia tornar mais imprevisíveis estas eleições. E desde que não se tratem de listas de elementos dissidentes de algum partido esmorizense (o que não é bem o conceito que defendo para uma candidatura independente), até poderia ser uma hipótese saudável para a democracia local. 

Conforme fizemos em 2017, o nosso blogue pretenderá enviar um questionário a todos os candidatos de forma a que possam expor as suas ideias. Também publicaremos os seus comunicados políticos. 

No último mês que antecede as eleições (falta saber a data), não iremos colocar mais textos de opinião sobre a política local de forma a não ter qualquer tipo de influência no desfecho final. Apenas sairão as entrevistas e os comunicados políticos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário