sexta-feira, 28 de maio de 2021

Assembleia de Freguesia aprovou contas de 2020

A Assembleia de Freguesia de Esmoriz decorreu no passado dia 27 de Abril, no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os trabalhos seriam conduzidos por Carla Mesquita, Presidente da referida Assembleia.

Nas intervenções destinadas ao público, Alzira Santos fez uso da palavra e questionou o novo posicionamento salarial atribuído ao tesoureiro da Junta de Freguesia que agora trabalha a tempo inteiro. Por outro lado, perguntou quantos contratos de avença e prestações de serviços tem neste momento a Junta de Freguesia de Esmoriz. Alzira Santos lamenta que o executivo da Junta de Freguesia não esteja a apostar devidamente num boletim de informação autárquica. 

António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, respondeu a Alzira Santos e refere que o presidente eleito tem a prerrogativa democrática de poder colocar o tesoureiro a tempo inteiro e que essa verba sairá directamente do Orçamento da Junta de Freguesia de Esmoriz. António Bebiano diz que esta decisão foi aquela que considerou ser a melhor para uma gestão eficiente. Respondendo ainda a Alzira Santos, António Bebiano diz que a Junta de Freguesia mantém dois contratos de avença: uma de serviços de apoio informático e outra de apoio de comunicação visual. 

Seguiram-se as participações dos representantes políticos da Assembleia. Luís Dias, membro do PS Esmoriz, criticou novamente a existência de árvores mortas e cortadas na cidade, exemplificando com o caso da Avenida Fernando Raimundo Rodrigues. Luís Dias sugere que a Junta deveria proceder à replantação de espécies que embelezem as artérias da cidade. Por outro lado, lamenta o estado degradante de vários passeios. Denuncia também casos de candeeiros desligados ou vandalizados. 

Adérito Ferreira, membro com assento na Assembleia de Freguesia, pediu mais esclarecimentos à Junta de Freguesia de Esmoriz sobre o arranjo que vai ser feito em redor da Igreja de Gondesende. Por outro lado, alega que há obras que são feitas em Esmoriz sem se ir ao terreno ouvir as opiniões e as expectativas dos moradores. Apelou ainda à requalificação ou pavimentação da rua do Milheiro. 

António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, confessa que têm ocorrido algumas podas agressivas de árvores por parte de particulares, mas considera que é impossível a Junta de Freguesia de Esmoriz monitorizar a cem por cento essa situação, embora acredite que seja possível apostar na sensibilização das pessoas para que não procedam a tais métodos. Relativamente aos passeios, recorda que alguns já foram intervencionados no passado, e que, em parceria com a Câmara Municipal de Ovar, está prevista a reabilitação das rotundas bem como dos passeios da Avenida Fernando Raimundo Rodrigues, desde o Campo de Futebol até à Rotunda do Monumento à Arte Xávega. No que concerne à intervenção de Adérito Ferreira, o presidente António Bebiano salientou que a Igreja de Gondesende já merecia um arranjo no espaço envolvente, bem como será reabilitado o polo desportivo (sito nas imediações) e será criado ali um espaço multi-funções diferente. Naquele lugar, será consubstanciado um parque infantil, e se procederá ao ajardinamento do espaço envolvente, sendo também repostos os passeios contíguos à Igreja. Quanto à rua do Milheiro, admite que será necessária pavimentação, embora saliente que há muitas estradas que foram reabilitadas nos últimos anos. 

Em termos de gestão financeira, António Bebiano elogiou ainda o trabalho do tesoureiro António Sá, que foi um elemento fundamental para manter o equilíbrio das contas da Junta numa conjuntura tão delicada em que houve inevitavelmente quebras de receita.

As contas de gerência de 2020 da Junta de Freguesia de Esmoriz foram aprovadas com 10 votos a favor e 1 abstenção.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário