segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Correio dos Comunicados Políticos - Ismael Varanda apresentou candidatura e Bloco de Esquerda traça objectivos para Ovar

Em inícios de Julho, foi lançada a candidatura municipal do Bloco de Esquerda de Ovar, com a apresentação dos candidatos à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal. Realizou-se um evento público às 18h, no Parque urbano de Ovar, junto à Fonte dos Pelames, com a presença de dezenas de munícipes, aderentes, simpatizantes e amigos.

Foi orador convidado o deputado Moisés Ferreira, seguindo-se o candidato à Câmara Municipal, o arquitecto Ismael Varanda, com a leitura do manifesto, e finalmente algumas notas informais e agradecimentos, prestados pelo candidato à Assembleia Municipal, o arquitecto Mário Manaia.


Manifesto de apresentação de Candidatura Municipal


A crise pandémica tem deixado um rasto de destruição inigualável, revelou as enormes fragilidades da nossa sociedade e agravou as desigualdades do nosso tecido social e económico, mas também evidenciou alguns dos melhores aspetos entre nós: a solidariedade e perseverança das populações.

Na frente sanitária, foram precisamente o Serviço Nacional de Saúde e os seus profissionais, mesmo com as profundas carências conhecidas, quem se mostrou capaz de melhor responder às populações, enfrentando este que é o maior desafio da vida de todos nós.

Na frente económica, as moratórias estão a terminar e a crise instalou-se, levando à destruição de riqueza e de postos de trabalho, sendo desculpa para as medidas de austeridade continuarem no campo dos direitos do trabalhador e levando à eternização da precariedade. Tornou-se muito evidente que os serviços públicos, a solidariedade social e o emprego são os pilares que protegem a população nos momentos mais difíceis; só eles conseguem construir as bases de uma sociedade com visão de futuro sustentável, em que ninguém é deixado para trás.

Por isso, nestas eleições autárquicas, precisamos de responder à crise com a força dessa solidariedade; e a política local é efetivamente a primeira linha nessa resposta, onde o atual executivo falhou redondamente preferindo reforçar as contas do município deixando ao abandono as pessoas e as empresas.

Temos de recusar a continuidade de quem pouco fez para travar o aumento das desigualdades e se tem assumido como o assessor dos interesses privados, dos grandes grupos económicos na nossa região, isentando por exemplo as grandes empresas lucrativas do pagamento da derrama.

Temos de recusar o marasmo e a que está votado o nosso concelho, a nossa terra. Nós temos uma visão estratégica ambiciosa, uma visão de longo prazo que está bem acima do calendário eleitoral e independente dos interesses e clientelismos partidários.

Não podemos continuar a ter de Ovar nas bocas do mundo apenas pelos tristes recortes de jornal que a todos nos envergonha. Temos de uma vez por todas, de escolher a transparência como o primeiro e fundamental mecanismo na prevenção e combate à corrupção.

Este é também o momento de dar prioridade à coesão social e territorial, a uma estratégia intermunicipal para uma mobilidade acessível a todos; e temos de enfrentar o próximo grande desafio, as alterações climáticas, que nos afetará a todos, com a previsível subida do nível do mar até 2 metros já para 2050.

As propostas apresentadas pelo Bloco neste sentido, ou foram rejeitadas ou quando aprovadas pela Assembleia Municipal ficaram na gaveta.

Porque é tudo urgente, e porque temos muito trabalho pela frente, vimos convocar-vos a todos e a todas, precisamos da participação de todos e de cada um, do envolvimento das associações, das empresas e das instituições, precisamos de um comércio local criativo e capacitado nas novas tecnologias capazes de o levar mais longe, precisamos de todos e todas, para juntos, podermos construir melhores soluções.

Assim e para esta demanda, propomos lançar questões em aberto em torno destes 6 eixos:


1.RESPONDER À CRISE SOCIAL E ECONÓMICA CRIADA PELA PANDEMIA.

2.MELHORAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS E A SAÚDE NO SNS LOCAL.

3.COMBATER ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.

4.DIREITO À HABITAÇÃO.

5.DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA E COMBATE À CORRUPÇÃO.

6.DESIGUALDADES SOCIAIS E IGUALDADE PLENA PARA NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS.


Estas são as questões e as grandes prioridades com que o Bloco de Esquerda se apresenta a todos vocês; contamos com cada um de vós, e de cada Ovarense, para com a força do voto, com a força da exigência, podermos concretizar a mudança que todos precisamos; para que todos nós, individualmente, e enquanto comunidade forte e resiliente possamos aspirar mais e um futuro melhor. (Manifesto do Bloco de Esquerda de Ovar)



Nota Biográfica dos Candidatos


Ismael Ribeiro Lisboa Varanda


Nasceu em Ovar em 1956, frequentou o curso geral dos liceus, no colégio Nossa Sr.ª da Esperança (atual Escola Secundária Júlio Dinis) em Ovar.

Desde adolescente sempre foi um militante antifascista tendo participado em manifestações e em movimentos clandestinos na luta contra a ditadura, pela liberdade e contra a exploração do homem pelo homem.

Em 1975 emigra para o Brasil onde se licenciou em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro, exercendo como arquiteto desde 1984. Publicou em co-autoria as “Normas Brasileiras de Construção” em 4 volumes pela editora Gete Publicações, São Paulo.

De retorno a Portugal em 1991, vem exercer as funções de Diretor Técnico na Construtora Residência, Lda.

Amante das artes e cultura, fez parte da Direção do Museu de Ovar envolvendo-se no apoio e divulgação dos movimentos artísticos, participando em conferências e fóruns de discussão e pensamento.

Foi eleito nas eleições autárquicas de 2013 deputado da Assembleia da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira pelo Bloco de Esquerda.

Em 2017 foi candidato à Câmara Municipal de Ovar.

Tem participado ativamente em movimentos pela proteção da natureza, pela sustentabilidade, e no combate à corrupção e por uma postura exemplar na política.

A  titulo de conclusão gostaria de dizer que as minhas raízes espalham-se por todo o concelho de Ovar: meu avô materno é de Válega, minha avó materna é de Ovar, meus avós paternos são de Maceda, tenho primos em Esmoriz, e meu visavô foi pioneiro da fotografia no distrito de Aveiro, abrindo um estúdio de fotografia em Ovar em 1892, que é hoje a Foto-Lisboa, provavelmente um dos mais antigos estúdios de fotografia, em todo o mundo, ainda em funcionamento.


Mário Manaia


Mário Manaia é natural da cidade de Coimbra e residente em Esmoriz desde 2016.

Fez um percurso académico em várias escolas de ensino público e na Universidade de Coimbra.

Frequentou e concluiu o Curso geral de Violino e o curso complementar de formação musical no Conservatório de Música de Coimbra. Na vertente artística, integrou várias orquestras, orquestras de câmara e participou em dezenas de recitais. Paralelamente, desenvolveu e integrou diversos projetos musicais de música pop, rock e metal, tendo igualmente promovido e participado em concertos e gravação de discos.

Frequentou e concluiu a Licenciatura “pré-Bolonha” em Arquitetura, no DARQ FCT, Universidade de Coimbra; frequentou o projeto Erasmus na EPFL, Lausanne, Suíça; mais tarde frequentou e concluiu com “menção notável” o Máster em “Arquitetura e Sustentabilidade”, na UPC School of Professional and Executive Development de Barcelona;

Foi bolseiro de Investigação da Universidade de Coimbra para o projeto EMSURE na área de Eficiência Energética de Edifícios; Co-autor de vários artigos publicados em Revistas científicas, livros e atas de congressos internacionais; Foi laureado com o prémio de “Melhor Poster Científico” nas Jornadas Casa Passiva 14’ da Universidade de Aveiro.

A sua experiência profissional incide na conceção de projetos de arquitetura e execução, projetos bioclimáticos coordenação de projetos de especialidades, coordenação de produção informática (CAD, BIM, 3d rendering) e acompanhamento de obra, tendo integrado, entre 2008 e 2013 o atelier Rui Lacerda Arquitectos;  Desde 2016 tem desenvolvido projetos e obras de autoria,  co-autoria e parceria, em Portugal e Espanha, e tem sido Orador convidado em eventos e iniciativas relacionadas com Sustentabilidade em Arquitetura.

Na frente cívica, iniciou os seus contributos na vida estudantil, tendo incorporado a direção de várias Associações de Estudantes, e mais recentemente, em 2007, co-fundou e tem vindo a colaborar com a Associação Maranimais (Movimento de Apoio e Reinserção de Animais), uma associação sem fins lucrativos, com sede em Ovar, que se tem distinguido no concelho na Ajuda a animais em situações de risco, na proteção, alojamento e reintegração de animais vítimas de abandono e maus tratos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário