sexta-feira, 29 de março de 2019

Correio dos Comunicados Políticos - Salvador Malheiro garante que as contas de 2018 se traduziram num saldo positivo de mais de um milhão de euros


A prestação oficial de contas por parte de quem, eleito pelos seus concidadãos, gere dinheiro que pertence a todos, é talvez o momento mais nobre, mais alto e de maior responsabilidade durante um ano de gestão autárquica.
Vivemos hoje num mundo onde o escrutínio e a avaliação acontecem quase de forma contínua e permanente, fruto da revolução que as redes sociais, como meios de comunicação individual e corporativa de grande alcance, subverteram a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, com a sua audiência ou com os seus públicos. 
Com frequência, se confunde, nos dias de hoje, informação com conhecimento. Democracia com anarquia. Vontade com tendência. Interesse público com ambições privadas. E, neste contexto, muitas das vezes a Verdade perde-se no meio de tanta informação e tanta contra-informação.
Toda esta realidade atual vem relevar ainda mais a importância do presente documento, que constitui o Relatório de Gestão e Contas de Gerência de 2018 do Município de Ovar. Merece ser lido com atenção, sobretudo por todos os que procuram o conhecimento, os que se preocupam seriamente com a gestão do erário público e por todos os que querem saber a Verdade. Trata-se de um documento que sintetiza, sob o ponto de vista financeiro, a actuação da autarquia, respeitando todos os imperativos legais. É um documento detalhado, transparente e com qualidade técnica.
E, sem mais delongas, os Munícipes de Ovar podem ficar tranquilos, porque a nossa Câmara teve uma boa performance financeira no ano de 2018. Continuamos a ser um Município de contas certas. Cumprimos escrupulosamente a Lei dos Compromissos. Gastámos menos do que aquilo que conseguimos arrecadar, atingindo um saldo do exercício superior a 1 Milhão de Euros. Terminámos o ano de 2018 com cerca de 5,9 Milhões de Euros em depósitos em instituições bancárias e com uma dívida de médio e longo prazo inferior a 0,9 Milhões de Euros. Melhorámos todos os indicadores de curto, médio e longo prazo. Temos hoje melhor liquidez (geral, reduzida e imediata). Melhor indicador de tesouraria. Maior autonomia financeira. Maior solvabilidade. Maior capacidade de endividamento. E um prazo médio de pagamentos menor.
Transitámos, para 2019, um saldo de gerência de cerca de 6 Milhões de Euros não deixando de executar. Ao nível das receitas apresentámos uma taxa de execução superior a 88%. No tocante às despesas executámos o nosso orçamento com uma performance superior a 75%. Tratam-se de números que satisfazem bastante quando comparados com exercícios anteriores e que demonstram, de forma cabal, que os orçamentos apresentados por esta Câmara são realistas, sérios e não empolados.
2018 foi o primeiro ano, por inteiro, do mandato 2017-2021. Todos identificamos este novo mandato como um novo ciclo, com um plano de ação bem definido que mereceu a validação e a aprovação por parte do povo vareiro de forma inequívoca, perentória e nunca vista no Município de Ovar. Mas, para que este novo ciclo, onde as prioridades se orientam para os grandes projetos estruturantes (materiais e imateriais), com o intuito de afirmar o Município de Ovar, se possa concretizar com sucesso no terreno é necessário planear, prever e garantir fundos e receitas para os mesmos. As obras estruturantes obrigam a um aturado trabalho de projeto e planeamento. Neste cenário, 2018 para além de um ano de grandes concretizações, como são exemplo a Alameda Padre Manuel, a USF de Válega, o início das obras no EsmorizTur, o saneamento em Arada, as obras na Praia do Furadouro (norte e sul) ou a Requalificação da N327 em São João de Ovar, será sempre um ano marcado por um grande esforço ao nível do projeto, do planeamento e da apresentação de candidaturas a fundos comunitários.
O sucesso, quase garantido, dos próximos anos ao nível das grandes obras municipais vai dever-se muito à boa performance conseguida em 2018 na preparação e apresentação de candidaturas a fundos da União Europeia de projetos individuais integrados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. À interação e discussão técnica desta Câmara Municipal com as Infraestruturas de Portugal na execução do projeto da Requalificação da Linha Ferroviária do Norte. Ao diálogo e participação pró-ativa com o Ministério do Ambiente, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Sociedade Pólis Litoral Ria de Aveiro na resolução do problema da erosão costeira e valorização das nossas riquezas naturais (Barrinha e Ria).
2018 será também um ano que ficará marcado por uma fortíssima interação com Ministério da Saúde no que concerne ao futuro do nosso Hospital e das nossas USF’s e com o Ministério da Economia para a construção das vias para a competitividade (Maceda/Arada).
Muito mais haveria a referir nesta mensagem inicial, mas não se pretende fazer desta pequena missiva um sumário executivo deste Relatório e Contas 2018. A qualidade do documento merece que se oriente o Munícipe para uma leitura detalhada dos dados que se apresentam.
O Futuro também se preparou e planeou durante o ano de 2018, onde fomos verdadeiros agentes de desenvolvimento económico, social e ambiental da nossa comunidade, contribuindo para a melhoria do índice de felicidade de todo o Povo Vareiro.
Para terminar quero agradecer os contributos recebidos pelos cidadãos, membros dos órgãos executivo e deliberativo municipais, colaboradores da Câmara, executivos das Juntas de Freguesia, colectividades e instituições vareiras e de todas nossas as empresas participadas.
O sucesso do nosso Município deve-se ao verdadeiro e sério trabalho de equipa, que tem sido realizado nos últimos anos, onde todos sem excepção têm a sua especial importância.
Um agradecimento final a toda a Divisão Financeira e ao Gabinete de Apoio à Presidência.

Viva o Município de Ovar.

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar
Salvador Malheiro


Dia 27 de Março de 2019




Resultado de imagem para salvador malheiro

Direitos da Foto - Estela Silva (LUSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário