terça-feira, 11 de agosto de 2020

Medidas Necessárias

O Grupo Coração Vareiro elencou algumas das medidas que serão necessárias aplicar no concelho de Ovar, e em particular, na cidade de Esmoriz.  Algumas delas são as seguintes:


  • Requalificação da Barrinha de Esmoriz. Uma das maiores lagoas da zona norte e centro do País tem sido “vítima” da poluição industrial e doméstica, além de que apresenta níveis preocupantes de assoreamento. É preciso salvar este ex-libris com uma nova mega-operação que se centre definitivamente no cerne do problema.
  • Reabilitação do Esmoriztur. É um dos principais polos culturais do concelho de Ovar, estando já encerrado desde 2009. Apesar de ter sido intervencionado muito recentemente, as obras estão paradas. O Cine-Teatro de Ovar também merece ser recuperado.
  • Requalificação da Escola Secundária de Esmoriz. O edifício conta com cerca de três décadas de existência sem ter sido alvo de obras estruturais. Neste momento, apresenta vários sinais de degradação e cenários de insalubridade. Para quando a sua recuperação?..
  • Política de protecção dos palheiros e da Arte Xávega. Duas tradições do povo vareiro que caíram muito num abandono generalizado e que necessitam de ser reavivadas.
  • Intervenção na EN 109. É uma estrada que, no seu percurso do concelho de Ovar, apresenta vários problemas ao nível da segurança, pelo que se exige uma solução imediata.
  • Protecção contra o avanço marítimo. Os pontos litorais mais vulneráveis do Furadouro, Cortegaça e Esmoriz estão a ser acossados na época do Inverno. Abordou-se a hipótese de se construírem quebra-mares, mas quando é que a estratégia será colocada em prática?
  • Recuperar o Vela Areinho e o espaço envolvente do abandono actual.



PSD questiona governo sobre requalificação da Secundária de ...

Imagem nº 1 - A reabilitação da Escola Secundária de Esmoriz é vista como um procedimento que requer tratamento urgente.
Direitos: Terra Nova (Site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário