quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Campeonato SABSEG está ao rubro

O ano civil de 2020 findou, tendo sido fortemente condicionado pela pandemia da COVID-19. Como já foi referido, as partidas do campeonato SABSEG (ou Divisão de Elite de Aveiro) tinham sido suspensas, contudo o seu reatamento poderá já ocorrer neste mês de Janeiro de 2021, desde que os balanços diários de infecções por COVID-19 diminuam nos próximos dias. 

Nesta época, o campeonato foi dividido em duas séries: Norte e Sul.

Na Zona Norte, não se têm afigurado grandes surpresas. O Alvarenga que se reforçou bem para esta temporada comanda com 22 pontos, estando em igualdade pontual com o União de Lamas que é já uma equipa de valor reconhecido na prova durante os últimos anos. Ambas as equipas estão bem encaminhadas para alcançar o playoff dos primeiros (ou de apuramento do campeão), onde estarão as quatro melhores equipas de cada série. No terceiro lugar, surge o Canedo FC com 16 pontos que talvez é uma das principais surpresas da prova, e que se apresenta como uma equipa bem organizada tacticamente e pragmática na forma como aborda as partidas. O quarto classificado é para já o Fiães SC que, depois de uma experiência malograda no Campeonato Nacional de Seniores, procura voltar a disputar uma vaga que lhe permita um eventual regresso. No entanto, a equipa tem pela frente a concorrência do Sporting Clube de Esmoriz. A turma orientada por Gabriel Silva tem vindo a melhorar a sua performance dentro de campo, estando em igualdade pontual com o Fiães (ambos com 12 pontos), mas com uma partida a menos que decorrerá diante do Paços de Brandão, uma oportunidade valiosa para que os esmorizenses possam ocupar uma vaga de apuramento.

Na Zona Sul, encontramos uma classificação mais surpreendente. 

O CD Estarreja que, no ano passado, estava na 15ª posição, quando as competições foram interrompidas, lidera agora a Zona Sul com 18 pontos. O Avanca (6º classificado na época anterior) segue naturalmente na segunda posição com 16 pontos. Outra surpresa é, sem dúvida, o terceiro classificado – o Oliveira do Bairro (no ano anterior, achava-se na penúltima posição do campeonato) que agora contabiliza 15 pontos. O quarto e derradeiro lugar de acesso ao playoff está a ser disputado neste momento por equipas como o FC Pampilhosa, o SC Bustelo, o SC Fermentelos e a Ovarense (a equipa vareira tem estado consideravelmente abaixo das expectativas iniciais, embora ainda tenha hipóteses de qualificação). 

Quanto às equipas mais desinspiradas, Carregosense, Paços de Brandão e S. Vicente Pereira estão a apresentar sérias dificuldades em pontuar na Zona Norte, enquanto que o Alba, o LAAC e o Vista Alegre passam um mau bocado na Zona Sul.

Em termos de melhores marcadores do Campeonato SABSEG, e já incluindo as duas séries, Mário Costa, artilheiro do GD Alvarenga, lidera isoladamente com 8 golos apontados. De seguida, temos Batistuta (Fiães SC), Edu Ferreira (SC Esmoriz), Nuno Soares (AC Cucujães) e Tiago Oliveira (AC Cucujães), todos com 4 golos somados.

O melhor ataque da prova é do GD Alvarenga com 19 golos em 8 jogos. As melhores defesas do Campeonato SABSEG são a do CD Estarreja e do União de Lamas que apenas sofreram 3 golos. 

Por sua vez, o Sporting Clube de Esmoriz terá ainda de batalhar bastante para alcançar o objectivo de se qualificar na terceira ou quarta posições da Zona Norte de modo a disputar o posterior playoff de apuramento de campeão. A qualidade técnica e colectiva do plantel para esse efeito é evidente, mas a concorrência (Canedo FC e Fiães SC) também não promete facilitar. 




Direitos da Foto - Página do AC Cucujães nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário