sábado, 2 de janeiro de 2021

2021 tem tudo para ser melhor porque 2020 foi péssimo (Opinião)

O ano de 2020 já faz parte do passado. É um ano que vai ficar certamente na memória de todos nós pelas piores razões. Uma pandemia, denominada pelos cientistas de COVID-19, alastrou-se pelo mundo inteiro, causando a morte de mais de um milhão e meio de pessoas e forçando o confinamento de milhões de cidadãos. Vários negócios se encerraram, muita gente foi para o desemprego e outros testemunharam a quebra dos seus rendimentos. 

Em Esmoriz, também se verificou a mesma situação, embora numa escala certamente bem inferior. 

Falamos com alguns lojistas e responsáveis pela restauração local (cafés, bares...). Uns foram mais afectados que outros, mas todos concordam que tiveram uma quebra de rendimentos em comparação com 2019. Não foi portanto um ano fácil. E daí os apelos sociais recorrentes no sentido de viabilizar o consumo permanente no comércio local revelarem-se como absolutamente necessários, foco esse que não pode ser abandonado em 2021. É essencial que a Câmara Municipal de Ovar e a Junta de Freguesia de Esmoriz concentrem esforços nesse sentido. Sabemos que algumas medidas úteis já foram tomadas (nomeadamente a isenção da derrama, a diminuição do IMI e a isenção da taxa de esplanada), contudo é necessário estabelecer um mega-projecto que identifique e auxilie os comerciantes e empresários que se encontrem numa situação bastante precária. Defendemos que a autarquia deveria redistribuir o lucro ou o excedente do orçamento num grande projecto de revitalização do comércio e restauração locais. Pensamos que essa deveria ser a prioridade maior de 2021. Claro que também deverão ocorrer obras importantes na cidade de Esmoriz, as quais já deverão estar contempladas nas rubricas do orçamento, e o Esmoriztur, aproveito já para dizer, deve ser tratado com urgência até porque é um dossier que já se arrasta há demasiado tempo.

Não temos dúvidas de que 2021 será o ano da mudança, o momento da inversão do rumo do derradeiro ano. A vacinação chegará a todos os cantos do país, e a "psicologia do medo" que retraiu vários cidadãos vai começar a desaparecer. Claro que este processo ainda vai durar o seu tempo, sendo provável que teremos ainda um primeiro semestre condicionado, contudo pensamos que, se tudo correr como previsto, o Verão nos contemplará com várias melhorias substanciais e poderá catapultar a economia e o comércio locais para um nível mais próximo do que se registara nos anos de 2018 e 2019. 

Em 2021, teremos também as eleições autárquicas. Será certamente um dos pontos altos na cidade de Esmoriz e no concelho de Ovar. Voltaremos a ter um debate democrático em que serão afloradas novas ideias e projectos, e o nosso blogue pretenderá entrevistar os candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz. Será também a altura ideal para que as comunidades se façam ouvir e, por conseguinte, exigirem as reivindicações que considerarem justas. No caso de Esmoriz, queremos mais obra física - o Esmoriztur tem de ser reabilitado pela autarquia, a Escola Secundária tem de ser intervencionada pelo Governo, o Palacete dos Castanheiros tem de ser igualmente requalificado e as fontes de poluição da Barrinha de Esmoriz têm de ser neutralizadas! Além disso, o tema da erosão costeira deve merecer um debate de alto nível porque não podemos continuar a adiar uma questão que irá causar um terrífico impacto daqui a algumas décadas se nada for feito. A distribuição dos fundos comunitários (que estão aí a chegar!) não pode passar ao lado deste assunto porque é a integridade do território nacional que está em causa. 

Em 2021, esperamos que os esmorizenses vivam um ano mais próspero, feliz e harmonioso e que, logo que possível, possamos ter os convívios sociais que tanta falta nos fazem! Mas até lá cumpram as normas emanadas pelas entidades de saúde! Já não falta muito para derrotarmos este vírus!




Imagem da autoria de Carlos Luís da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário