quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Ilustração de Leonor Ramos integra novo livro de J. K. Rowling

Leonor Ramos, de 10 anos, é uma aluna da EB 2/3 Florbela Espanca (estabelecimento escolar sito em Esmoriz) que tem revelado, desde cedo, uma capacidade promissora para o desenho. Incentivada pela sua fantasia, Leonor decidiu participar num concurso para a ilustração do novo livro da escritora inglesa J. K. Rowling, conhecida mundialmente por ter redigido a saga “Harry Potter” composta por sete romances de fantasia e que chegaria igualmente ao mundo da cinematografia. 

O certame internacional era dirigido para crianças com idade compreendida entre os 7 e os 12 anos. O repto mereceu portanto a adesão de centenas de participantes. A competição não iria ser nada fácil, e claro muitas crianças deram o melhor de si para que pudessem ser selecionadas e concretizar o sonho de colaborar com o projecto da afamada autora. 

Leonor foi uma das vencedoras, tendo sido a sua ilustração seleccionada para integrar a nova publicação daquela escritora britânica. A jovem ficou bastante feliz e não conteve mesmo a sua alegria quando teve conhecimento do seu feito.

Ana Ferreira, mãe da vencedora, afirmou que a Leonor “sempre teve muito jeito para o desenho e adora o Harry Potter” e que, por isso, “além de ser uma honra, ficou muito feliz quando recebeu a notícia que tinha sido seleccionada”.

J.K. Rowling e a Editorial Presença já tiveram a oportunidade de agradecer as “fantásticas ilustrações” da Leonor bem como às inúmeras crianças que participaram no concurso.

As ilustrações escolhidas preencherão assim os 64 capítulos do livro infantil “Ickabog” de J.K. Rowling, cuja história incide sobre um antigo reino que tinha o melhor queijo, vinho, doces e o seu povo vivia feliz, com a excepção de um pequeno território onde vivia o mítico monstro Ickabog. Na disputa pelo poder, ele ganha vida e, no decorrer da história, num reinado autoritário, o povo descobre que os monstros moravam mais perto do que muitos imaginavam.

Segundo o OvarNews, Rowling escreveu a fábula há mais de 10 anos para seus filhos, e optou por lançar os capítulos da obra na internet durante os actuais tempos de confinamento (em que a pandemia condicionou a vida de todos), de forma gratuita, em diversos idiomas, semanalmente. Para entreter ainda mais as crianças, isoladas em casa, lançou então um concurso para que estas enviassem as suas melhores ilustrações, as quais seriam alvo de análise para eventual publicação.  

No passado dia 26 de Novembro, Leonor esteve, juntamente com os seus pais, na Rádio Voz de Esmoriz, confidenciou que o desenho foi enviado no último dia do prazo previsto para a participação no certame, e recordou que foi a sua mãe que a avisou da existência do concurso, o que motivou Leonor a tentar a sua sorte. Quando soube que a sua gravura tinha sido escolhida, saltitou de alegria e não escondeu o seu entusiasmo, dado que sempre fora fã de Harry Potter.











Artigo igualmente publicado na edição do Jornal A Voz de Esmoriz de 18 de Dezembro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário