quinta-feira, 11 de março de 2021

Já se faz sentir o ambiente pré-autárquico (artigo de opinião)

As eleições autárquicas avizinham-se, embora ainda não tenha sido revelada a data oficial para a sua realização. 

Em Ovar, temos conhecimento de que Mário Rui Pinho Natária, pelo CDS-PP, e Alcides Alves, pelo PS, vão avançar. E para já, podemos aferir que são duas opções pertinentes, embora não perfeitas. 

Começando por Mário Rui Pinho Natária, o primeiro a ser anunciado como candidato pelos centristas - parece-me uma pessoa com coragem e frontalidade para desempenhar um papel interessante na oposição (alegando para esse efeito ser um candidato independente), até porque muitos dos seus textos são válidos, exigindo mais eficácia, rigor e menos burocracia nos serviços públicos locais. Não obstante, terá de apresentar soluções alternativas e novos projectos que sejam interessantes para o concelho de Ovar. Só assim, Mário Rui Pinho Natária conseguirá captar votos para que Fernando Almeida, cabeça de lista do partido à Assembleia Municipal de Ovar, consiga manter ou até mesmo reforçar o número de deputados municipais naquele organismo. Não será nada fácil substituir uma personalidade como Filipe Marques Gonçalves (anterior candidato do CDS-PP ao executivo municipal), contudo Fernando Almeida realizou um bom trabalho na oposição, relembrando nos últimos tempos as dificuldades que grassam entre os comerciantes, os empresários e as famílias devido ao impacto financeiro terrível causado pela pandemia e exigindo mais apoios do Governo e da Autarquia. O CDS-PP acredita que pode manter ou até mesmo ganhar mais um ou dois lugares na Assembleia Municipal de Ovar - talvez seja esse o objectivo mais realista, mas claro, tudo é possível. 

Por sua vez, Alcides Alves regressou à vida política após alguns anos de afastamento. Tem um bom discurso, excelente capacidade cultural e até é dotado de boas ideias, mas a questão é que a sua passagem pela presidência da Junta de Freguesia de Esmoriz por 12 anos não se repercutiu em muitas obras. Fez alguma coisa, é certo, mas poderia ter feito mais. Ainda assim, é uma opção relevante e se apresentar um projecto e uma equipa de boa qualidade pode fazer com que o Partido Socialista alcance um melhor resultado nestas eleições. E uma coisa é certa - já está familiarizado com esta realidade, podendo fazer sobressair a sua experiência nestas andanças. E como é evidente, também tem alguma popularidade em Esmoriz.

Henrique Araújo pode ser uma das próximas individualidades a avançar para a autarquia, podendo ser o terceiro candidato "made in Esmoriz". Tem algum rasgo e também tem vindo a utilizar as redes sociais para fazer passar as suas mensagens e propostas. Ganhou maturidade política nos últimos anos, e pode tornar-se numa opção válida na oposição, embora na nossa opinião, o timing da sua candidatura, caso se confirme, é muito precipitada e até inglória, pelo que deveria ter esperado por mais quatro anos. Henrique sabe perfeitamente que vencer Salvador Malheiro é, neste momento, uma utopia porque o seu adversário conta já com uma estrutura e uma base de apoio popular muito robustas. Mas Henrique Araújo não é de desistir, e parece que vai novamente à luta! 

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, realizou um bom primeiro mandato (2013-2017; com várias obras a serem concretizadas em todo o concelho), mas houve um afrouxamento do investimento entre 2018 e 2019 (sobretudo visível em Esmoriz). No entanto, esteve bem na liderança no combate à pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2021, isto claro, olhando para a necessidade de se travarem os números de contágio e de salvaguardar a saúde dos munícipes. Por outro lado, a verdade é que as medidas tomadas pela autarquia para apoiar os comerciantes e os pequenos/médios empresários, embora úteis, são ainda encaradas, por muitos, como escassas. Os apoios prometidos a Ovar pelo Governo, e também pelo Presidente da República, ainda não chegaram, e isso será sempre um tema incontornável. Salvador Malheiro também terá que saber elaborar um ambicioso programa municipal de reactivação e investimento nestes sectores, de forma a assumir uma forte recandidatura à autarquia (embora ainda não tenha tomado a decisão de avançar). Não é um vencedor antecipado porque terá debates difíceis pela frente, mas anda lá perto...

No Bloco de Esquerda e na CDU ainda não conhecemos os cabeças de lista mas o objectivo será sempre o de manter ou reforçar as suas posições na Assembleia Municipal de Ovar, defendendo os interesses dos trabalhadores e das famílias mais vulneráveis. E claro também terão uma importante a palavra a dizer nesta contenda política.

Aliás, seria interessante ver uma repartição/distribuição mais diversificada, equilibrada e heterogénea das forças políticas na Assembleia Municipal de Ovar.




Imagem retirada de OvarNovosRumos

Nenhum comentário:

Postar um comentário