sábado, 10 de abril de 2021

Sobre a colocação de bares de apoio na Praia de Esmoriz (Opinião)

Este é uma tema que tem sido alvo de frequente debate nas redes sociais e até na cidade devido ao facto de estarem a surgir bares de apoio de madeira em pleno areal esmorizense. Desafiaram-nos igualmente para que emitíssemos a nossa opinião sobre o assunto.

Não somos radicais ao ponto de afirmarmos que a instalação de bares de apoio em praias de média ou grande extensão deve ser proibida. Pelo contrário, pode suscitar até uma maior procura turística e cativar mais clientes assíduos. E como é lógico, também compreendemos a vontade dos empresários em quererem ser empreendedores. A Praia da Barrinha, em Esmoriz, é a maior do concelho, e por isso, explica-se a sua procura para este tipo de negócios. Juntamente com a de Maceda, é a mais requisitada devido ao seu potencial. 

No entanto, também devem ser observadas algumas regras, sob pena de cairmos no outro extremo - uma praia cheia de bares de apoio que condicionam os miradouros e até a lotação dos próprios areais, já condicionada pela actual conjuntura pandémica. 

No caso da Praia da Barrinha, aceitamos o surgimento de bares de apoio na zona mais a norte da praia, mas não tanto na parte sul ou central da mesma. A instalação de longas rampas de acesso é também, a nosso ver, um erro que condiciona a lotação e a estética do lugar. Além de tudo isso, tiveram que se fazer intervenções na calçada do parque (saneamento? talvez seja necessário, mas esperemos que as intervenções sejam breves) que, neste momento, e apesar de serem temporárias, não causam a melhor das impressões para aqueles que circulam à beira-mar nestes dias. 

Como dissemos no início, não somos contra o facto das pessoas investirem na nossa terra e até de procurarem potenciar mais visitantes (aliás, isso também deve ter sido em conta), mas como é lógico, deve haver algum bom senso para que se preservem as potencialidades naturais da praia. 

Agora o que está feito, feito está. Mas esta é a nossa reflexão - não é que valha muito - mas é um apelo para uma maior sensibilidade no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário