sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Clube Ornitológico de Esmoriz organizou Expo-Ave 2021

Entre os dias 2 e 5 de Dezembro, o Clube Ornitológico de Esmoriz organizou a Expo-Ave 2021. A iniciativa voltou a decorrer no edifício do Atlantic Park de Ovar.

De acordo com a rádio AVFM, cerca de 5 mil aves foram exibidas na exposição, sendo que a concurso estiveram 960. É de registar ainda a participação de 65 competidores ou criadores federados, provenientes de diversos distritos: Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu…

13 juízes da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa avaliaram os parâmetros nas aves que estiveram em concurso.

De acordo com a página do Clube Ornitológico de Esmoriz, já temos conhecimento dos resultados finais. O grande vencedor do certame foi Belmiro Silva com 94 pontos, sendo seguido de Nélson Maia e Artur Cunha que completaram o pódio com o 2º e 3º lugares.

Além de pássaros dos mais diversos tipos (canários, periquitos…), é de salientar a existência de patos, pombas exóticas e faisões na exposição, sendo consubstanciado um cenário que conseguiu cativar a visita de centenas de cidadãos ao longo do evento.

Na apresentação da nova edição da Expo Ave, estiveram presentes o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, o Presidente da União das Freguesias de Ovar, Bruno Oliveira, representantes da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa.

Em entrevista à AVFM, José Coelho, Presidente do Clube Ornitológico de Esmoriz, confidenciou que os criadores presentes, sejam concorrentes ou apenas expositores, nutrem uma verdadeira paixão pelos animais, que respeitam, tendo todos a actividade de criação legalizada, pelo que os seus exemplares têm todos anilhas da Federação. Ainda no seu entender, sublinha a ideia de que os criadores contribuem para a preservação das espécies e para o equilíbrio do ecossistema, ajudando na protecção da natureza e na manutenção da biodiversidade.

A Expo Ave é já um evento de marca do Clube Ornitológico de Esmoriz que, mais uma vez, se traduziu em sucesso, visto que a adesão de competidores e de visitantes em geral voltou a ser considerável. 

O evento cumpriu ainda as normas mínimas de segurança, tendo sido exigido à entrada um certificado de vacinação ou um teste negativo contra a COVID-19, além da criação de um circuito próprio dentro da exposição para evitar aglomerados e intersecções entre as pessoas que entravam e saíam.






Nenhum comentário:

Postar um comentário