sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Gineta avistada nas proximidades da Barrinha

No âmbito do projecto de levantamento e divulgação da fauna regional levado a cabo pela Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho, foi registada a presença de uma gineta junto à Barrinha de Esmoriz.
De acordo com o texto da página oficial do Parque Ambiental do Buçaquinho (no Facebook), "a gineta é um mamífero carnívoro do tamanho aproximado ao de um gato doméstico, com o corpo alongado, patas curtas e cauda muito longa, aos anéis negros e brancos. É uma espécie solitária e de hábitos exclusivamente nocturnos, daí passar tão facilmente despercebida, mesmo sendo uma espécie comum. Tem a capacidade de trepar agilmente às árvores e é um caçador generalista que se alimenta de pequenos mamíferos e aves selvagens".
Pelo que apuramos ainda, é um animal bastante presente em África (sobretudo na região do Magrebe) e que foi introduzido posteriormente no Sul da Europa. 
Além de ginetas, foram também já observadas raposas nas imediações da Barrinha de Esmoriz.


Gravura de uma gineta.
Para visualizarem a gravação da gineta detecta nas redondezas da Barrinha, aconselho a que visualizem o vídeo presente na página: https://www.facebook.com/bucaquinho?pnref=story

Nenhum comentário:

Postar um comentário