terça-feira, 17 de maio de 2016

Grupo de Esmorizenses defende criação de um Parque Canino

Viemos por este meio chamar a sua atenção para um problema que afecta todos os donos responsáveis de cães e os próprios cães da Cidade de Esmoriz e arredores.
A actual lei obriga os donos a utilizarem SEMPRE trela nos seus animais quando circulam com eles na via pública e também açaime (no caso de cães considerados perigosos ou em todos os cães de raças potencialmente perigosas).
De acordo com o artigo 7º do Decreto-lei nº 314/2003, de 17 dezembro, é proibida a presença de cães na via ou locais públicos sem estarem acompanhados dos proprietários e sem um açaime que os impeça de morder e comer. Seja ele de grande ou pequeno porte, de raça considerada perigosa ou não.
A grande maioria dos donos de cães da Cidade de Esmoriz não possui um terreno próprio (jardim, quintal ou terraço)onde possa soltar os seus animais para que estes possam correr, brincar e gastar as suas energias.
Como tal, muitos destes animais acabam por desenvolver distúrbios comportamentais que não só irão afectar o próprio animal como também o seu dono, as pessoas que com ele convivem e a vizinhança.
No entanto, existe uma solução para este problema: a criação de um parque canino, onde os mesmos possam correr e brincar livres mas num local seguro.
A América foi o primeiro país a implementar um parque canino e rapidamente a ideia se difundiu por outras cidades e também pela Europa.
Portugal criou à pouco o seu primeiro parque para cães na Cidade de Lisboa, mais concretamente no Jardim do Campo Grande (http://www.cm-lisboa.pt/…/a…/jardim-do-campo-grande-renovado).

No ano passado foi inaugurado mais um em São Pedro do Estoril. (https://www.publico.pt/…/s-pedro-do-estoril-em-cascais-inau…).
Está agora na altura da Cidade do Esmoriz tomar a mesma iniciativa.
Temos espaços verdes fantásticos na zona do Parque do buçaquinho, porque não fazerem-se umas pequenas obras (colocar vedações,para segurança dos animais e das pessoas; bancos para os donos; sombras para os dias mais quentes; caixotes dos lixos cobertos;
pistas de obstáculos - como no parque de Lisboa, São Pedro Estoril...) nas imediações do parque, ou num outro terreno da Junta de Freguesia, e deixar que os Esmorizenses possam aproveitar o dia ao ar livre, num local fantástico e com a companhia de TODOS os membros da família?
Porque não dinamizar o Parque da Cidade e torná-lo mais atractivo?
Porque não dar um voto de confiança ao povo Esmorizense para que possamos mostrar a nossa cidadania e responsabilidade para com os nossos animais de estimação?
Será possível termos essa oportunidade?




Grupo - "Queremos um Parque Canino em Esmoriz"




O Grupo pode ser seguido nas redes sociais mais concretamente em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário