domingo, 30 de abril de 2017

Rua Guerra Junqueiro e Memorial a Florbela Espanca

Ainda no âmbito do programa municipal das comemorações do 25 de Abril, foi finalmente inaugurada a requalificação da rua Guerra Junqueiro bem como a ligação à rua Aquilino Ribeiro. Foi ainda exibido um memorial ao poeta, jornalista e político Guerra Junqueiro (1850-1923), estando presente um excerto de um poema seu.
















Também na Escola EB 2/3 Florbela Espanca decorreria uma homenagem à poetisa Florbela Espanca (1894-1930) que se crê ter vivido durante dois anos em Esmoriz, no lugar da Casela e da Estrada Nova. Ali foi colocado outro memorial, em frente do referido estabelecimento escolar, fazendo alusão ao seu célebre poema "Ser Poeta", o qual foi por exemplo musicado posteriormente por Luís Represas. Centenas de crianças e adultos assistiram à cerimónia, assegurando a sua animação.







Em abono da verdade, ficamos agradavelmente surpreendidos com estes memoriais. Pensamos que ambos foram muito bem conseguidos, tanto do ponto de vista cultural como artístico. Foram iniciativas que merecem o nosso sincero reconhecimento. Pensamos que o legado de Florbela Espanca ficou assim fortalecido, e até mesmo o de Guerra Junqueiro, cuja ligação a Esmoriz é até inexistente. 
Isto já para não falar que a reabilitação urbana da rua Guerra Junqueiro era urgente, dado o seu mau estado. Falta agora intervencionar na rua dos Tanoeiros.
Os direitos das fotografias pertencem à Câmara Municipal de Ovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário