quarta-feira, 13 de junho de 2018

Consignação do Esmoriztur formalizada

Na final da tarde desta quarta-feira foi finalmente consignada a obra que ditará a requalificação do Esmoriztur. Como já se sabia, a obra foi adjudicada à empresa Binómio Elevado e terá um prazo de concretização de 540 dias. O empreendimento irá exigir um investimento de 1,5 milhões de euros (ao qual será ainda acrescentado o valor do IVA), os quais serão suportados na totalidade pela autarquia vareira. 
Discursaram José Rodrigues Pinto (Dirigente da Divisão de Obras da Câmara Municipal de Ovar), António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz) e Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar).
Todos recordaram as burocracias, os avanços e recuos em torno deste projecto, o qual conhece agora uma luz ao fundo do túnel.
A remodelação do Esmoriztur irá afectar sobretudo o seu interior. A sala terá uma capacidade para 500 lugares, o palco sofrerá um alargamento para trás e está igualmente a ser estudado um modelo de gestão que assegure a eficiência futura do edifício, quando este for reabilitado. Muitos acreditam que o Esmoriztur poderá tornar-se mesmo na principal sala de espectáculos do concelho, recuperando a alma de outrora. 
Vários cidadãos que fizeram questão de estarem presentes ficaram satisfeitos por mais uma conquista, de âmbito cultural e social, do povo esmorizense.  
Fundado entre 1979/1980, encerrado em 2008 e requalificado em 2018, esta é a história do edifício que hoje foi relembrada por todos. Foram dez anos de calvário que agora parecem ter chegado ao fim.
No local, estiveram cerca de 50 cidadãos que assistiram à assinatura do auto de consignação, incluindo elementos da empresa responsável pela empreitada (munidos de capacete) prontos a meter mãos à obra. Houve, no final, uma visita revivalista ao interior do edifício que já apresentava alguma degradação, tendo em conta o seu abandono durante a última década.
Na próxima edição do Jornal A Voz de Esmoriz sairão mais detalhes sobre esta ocorrência.




Foto da nossa autoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário