sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Correio dos Comunicados Políticos - Deputada Carla Madureira (PSD) exige reabertura de três extensões de saúde no concelho de Ovar e quer intervenção na EN109





Audição à ministra da Saúde: Deputada Carla Madureira quer garantias sobre reabertura de três extensões de saúde do concelho de Ovar

A deputada do PSD Carla Madureira denunciou esta quinta-feira, no Parlamento, o estado “preocupante” dos cuidados de saúde primários, destacando o caso do concelho de Ovar. Numa audição à ministra da Saúde, a parlamentar aveirense exigiu garantias de que as extensões encerradas provisoriamente verão as portas abertas.

“Os portugueses sentem há muito que o seu centro de saúde está cada vez mais longe” – vincou Carla Madureira na sua intervenção, dando o exemplo do Município de Ovar, onde três das oito unidades de cuidados de saúde primários foram encerradas nestes meses, sendo que “as que ainda funcionam têm a porta entreaberta desde a primeira vaga pandémica e os utentes, até pelo telefone, não conseguem aceder”.

Carla Madureira fez notar que para reabrir as três unidades de saúde fechadas – Arada, Furadouro e S. Vicente de Pereira –, o Ministério da Saúde exige que seja a Câmara Municipal a promover obras de adaptação às normas da DGS, pelo que questionou a ministra sobre se está em condições de garantir que, “uma vez concluídas as obras, as unidades de saúde reabrirão de imediato”.

A parlamentar aveirense quis ver garantido que não sucederia o mesmo que aconteceu em Maceda, também no concelho de Ovar, onde “o mesmo Ministério fechou a unidade de saúde depois de o Município ter investido mais de 400 mil euros nas suas instalações”. O edifício deveria receber a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, em dezembro de 2019, mas “continua no plano das intenções”.

Recordando que o Ministério mantém encerrada a urgência do Hospital de Ovar e reabriu a urgência básica no concelho de São João da Madeira, com menos de metade da população de Ovar, Carla Madureira reiterou uma das questões colocadas à governante em 2019, relativa à requalificação do bloco operatório do Hospital de Ovar, “que é sucessivamente adiada há cinco anos, e que deveria estar em execução nesta altura”, nomeadamente para saber-se se vai avançar em 2021


Aveiro, 6 de novembro de 2020


______________________________________________________________________"____________


Audição ao ministro das Infraestruturas: Deputada Carla Madureira reclama reabilitação da EN109 entre Espinho e Ovar já em 2020


A deputada do PSD Carla Madureira denunciou esta quarta-feira no Parlamento que o governo quer passar a Estrada Nacional 109 (EN109) para a jurisdição do Município de Ovar com um envelope financeiro de um milhão de euros. Numa interpelação ao ministro das Infraestruturas, a parlamentar aveirense recordou que o próprio governante anunciara obras no troço entre Espinho e Ovar, no valor de sete milhões.

“Não obstante o esclarecimento que me prestou em sequência de uma pergunta que lhe formulei, tivemos conhecimento de que, entretanto, a Infraestruturas de Portugal terá proposto à Câmara de Ovar a transferência da responsabilidade da via e da sua requalificação para o Município, com um envelope financeiro de um milhão de euros” – referiu, na ocasião, Carla Madureira, dirigindo-se ao ministro Pedro Nuno Santos.

A deputada do PSD comentou a situação referindo que “depois, há quem se admire da resistência que os municípios estão a oferecer à transferência de competências da administração central”. Carla Madureira recordou, depois, que o próprio ministro já tivera “oportunidade de nos esclarecer que se torna necessário intervencionar este troço da EN109 e que está prevista, no plano de proximidade 2020-2024 da Infraestruturas de Portugal, a beneficiação entre Espinho e o limite do concelho de Ovar com Estarreja, num investimento estimado de 6,9 milhões de euros”.

Carla Madureira vincou, na sua intervenção, que “o troço da Estrada Nacional 109 entre Espinho, Ovar e Avanca constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento desta região do norte do distrito de Aveiro e é a única alternativa à Autoestrada A29 de que os automobilistas dispõem”.

Na interpelação ao governante, a parlamentar aveirense fez notar que este troço atravessa o centro de várias freguesias e é crucial para a mobilidade das pessoas, assim como para o desenvolvimento económico e turístico destes municípios do norte do distrito.

“Estamos a falar de uma via que regista um volume de tráfego significativo, que se apresenta em estado de degradação acentuada, sem passeios em boa parte do seu percurso, e que, por isso, coloca em risco não só a segurança dos automobilistas como dos peões” – vincou Carla Madureira, para questionar o ministro sobre se a beneficiação da Estrada Nacional 109, no troço que atravessa o Município de Ovar, avançará em 2020.

Aveiro, 5 de novembro de 2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário