sábado, 8 de setembro de 2012

Resultados da Sondagem - Qual é a principal maravilha de Esmoriz?

Os resultados não deixam qualquer margem para dúvidas. A Praia de Esmoriz é a principal maravilha de Esmoriz, tendo recebido 51% dos votos, superando a Barrinha de Esmoriz (43 %) e o Novo Parque do Buçaquinho (39 %) que deverá ser inaugurado, muito em breve.
Estes três espaços ocupam o pódio das beldades esmorizenses, muito à frente dos restantes que integraram esta votação. Assim sendo, nos postos seguintes temos: a Avenida da Praia (com apenas 18 % dos votos), a Capela da Nossa Senhora da Penha (15 %), a Capela da Praia (14 %), a Igreja Matriz de Esmoriz (13 %), o Monumento aos Pescadores (13 %), o Monumento ao Tanoeiro (12 %) e o Monumento de homenagem ao combatente do Ultramar (9 %).
Quanto à opção "Outros" (que recebeu 10 % das intenções de voto), é verdade que tivemos leitores que nos sugeriram, como maravilhas de Esmoriz: os Palheiros, a Capela de Gondesende, o Monumento ao Viajante, o Rio Lambo... Sim, é verdade que, alguns deles, mereciam estar incluídos (aqui reconhecemos o nosso lapso e esquecimento), todavia dificilmente algum deles poderia concorrer com o pelotão da frente  (composto pela Praia de Esmoriz, Barrinha e Novo Parque do Buçaquinho) que conseguiu construir uma vantagem enorme sobre as demais zonas de interesse local. 
Agradecemos desde já a todos aqueles que abdicaram do seu precioso tempo para votarem nesta sondagem. Chegamos aos 120 votos o que constitui um novo recorde de votação no nosso blog. Esta foi também a primeira vez em que os leitores puderam votar em mais do que uma alternativa.

A classificação final foi então esta:

Qual a principal beldade de Esmoriz?
Nome da Maravilha
Nº de votos
Percentagem
1º - Praia de Esmoriz
62
 51 %
2º - Barrinha de Esmoriz
52
43%
3º Novo Parque do Buçaquinho (Esmoriz- Cortegaça)
47
39%
4º Avenida da Praia
22
18 %
5º Capela da Nossa Sra. Da Penha
19
15%
6º Capela da Praia
17
14%
7º Igreja Matriz de Esmoriz
16
13%
Monumento aos Pescadores
16
13%
8º Monumento ao Tanoeiro
15
12%
9º Outros
13
10%
10º Monumento ao combatente do Ultramar
11
9 %

Tabela nº 1 - Resultados da Sondagem - Qual é a principal maravilha de Esmoriz? 
Os 120 votantes puderam seleccionar mais do uma opção.



Imagem nº 1 - A Praia de Esmoriz é a Principal Maravilha da Nossa Terra, segundo a maioria dos nossos leitores.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz.

2 comentários:

  1. Olá
    Esta foi a minha praia nestas férias de Verão. Quero destacar três «coisas»:

    Gosto muito de animais mas não posso deixar de criticar a impunidade ( creio que neste particular o nadador sarvador deveria ter uma «palavra a dizer»)com que muitos banhistas se fazem acompanhar do seu cão...na praia ...e muitos vezes sem trela. É PROÍBIDO...ponto!

    Pela primeira vez, constatei que a praia era limpa diariamente por máquinas apropriadas.

    Gostei particularmente da extensão de areia que a baixa mar proporcionava....mas este mar continua a meter-me muito respeito.


    Por último, uma palavra para a mini barrinha que mais não era do que uma extensão da Barrinha e, como tal, poluída e por isso mesmo carente da sinalização apropriada!

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nada a acrescentar! Tudo o que disse é verdade!

      Cumprimentos!

      Excluir