terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Nota da Junta de Freguesia de Esmoriz - Três secções de voto garantidas nas eleições europeias de Maio

A cidade de Esmoriz já terá três secções de voto a funcionar nas próximas eleições europeias em Maio. Além, da assembleia no centro da cidade (pavilhão dos Castanheiros), estão constituídas mais duas, em Gondesende e na Praia, em locais a anunciar oportunamente.
A criação de mesas de voto nos lugares mais a nascente e a poente da Cidade de Esmoriz eram pretensões com mais de 20 anos, sucessivamente prometidas e não concretizadas. Cumprindo mais uma promessa contida no programa eleitoral com que se apresentou nas últimas eleições autárquicas, o presidente da Junta de Esmoriz, António Bebiano, acaba de anunciar a conclusão do processo, com a distribuição dos eleitores pelas novas assembleias de voto, que permitirá que o próximo acto eleitoral – as Eleições para o Parlamento Europeu, em princípio a 25 de Maio – já se realize em três diferentes locais da Cidade.
A participação dos eleitores na definição do seu futuro colectivo é um princípio basilar da Democracia e ao criarmos condições para que o possam exercer os seus direitos e obrigações mais próximo dos seus espaços de residência, estamos a dar mais um passo para combater o distanciamento entre os cidadãos, a política e a elevada taxa de abstenção em actos eleitorais” - afirma António Bebiano.
O autarca sublinha ainda que “tem sido uma prática corrente deste executivo e desta Assembleia de Freguesia, estar próximo das populações e chamá-las a participar e a intervir no processo de discussão da gestão da Cidade”, apontando como exemplo o atendimento ao público e a realização de assembleias de freguesia fora do edifício da Junta, em diferentes lugares de Esmoriz.
A Direcção Geral de Administração Interna (DGAI) aprovou a atribuição de dois novos postos de recenseamento, em Gondesende e na Praia, após solicitação da Junta de Freguesia, sendo consequentemente realizado por esta Junta todo o processo na distribuição dos eleitores de acordo com a sua Morada/Código Postal, e individualmente os moradores de Gondesende, sendo abrangida a Rua da Indústria e os moradores a poente da linha ferroviária receberão uma notificação, na qual consta o novo número e letra do seu novo posto de recenseamento.
Em virtude, do enorme trabalho e esforço por parte da Junta de Freguesia, foi necessário confirmar o número de eleitor com articulação nome a nome, validação individual de morada e da possibilidade de existirem moradas não actualizadas, a Junta de Freguesia aconselha todos os cidadãos que não foram notificados no âmbito desta operação e que residem nos territórios referidos a consultarem o seu novo número de eleitor e letra do seu novo posto de recenseamento, através do sítio de internet www.recenseamento.mai.gov.pt ou via SMS escrevam RE nº de identificação civil sem check-digit data de nascimento AAAAMMDD e enviem para o número 3838. Exemplificando: alguém que tem número de bilhete de identidade 1444880 e nasceu a 07 de Outubro de 1953, deverá escrever uma SMS e enviar para referido nº 3838, a seguinte mensagem: RE 14444880 19531007.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida na secretaria da Junta de Freguesia de Esmoriz ou através do contacto 256750940.


Texto retirado da Página Oficial da Cidade de Esmoriz no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário