domingo, 23 de fevereiro de 2014

Passadiço de Paramos sacrificado pelo temporal...

De acordo com a última edição do Jornal Defesa de Espinho, que inclui igualmente uma entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz - António Bebiano (a qual esperamos abordar mais tarde), o maior destaque tem em conta o drama do Passadiço de Paramos que foi parcialmente engolido pelo mar.
Bem, trata-se de mais um revés que irá prejudicar igualmente Esmoriz, já que a projectada ponte sobre a Barrinha pode afinal não avançar tão depressa como se julga, aliás, o mar poderá e deverá nos anos posteriores arruinar impiedosamente com esses passadiços, se nada for feito para atenuar esta situação dramática. O ideal de deslocação de pessoas entre Esmoriz e Paramos, através de passadiços e uma ponte metálica, sofre agora um grande retrocesso.
As associações cívicas, mormente o Movimento Cívico Pró-Barrinha e a APARDIL, bem tentam lutar pela reabilitação da lagoa, mas esta hipótese parece cada vez mais ser utópica. A lagoa é pois utilizada como um trunfo demagógico do sector político. Há décadas que é assim. Promessas que ficam por cumprir, mas que valem muitos votos. 
Chegará o dia em que a lagoa não será mais do que um charco pantanoso, e aí podem apontar o dedo aos políticos que nada fizeram para a salvar, isto para além dos industriais que não demonstram qualquer respeito pela Natureza. Só os senhores da arte política é que têm meios para poder reverter a situação. Mas se ninguém nada fizer para interromper esta saga terrível contra a integridade deste meio, Esmoriz e Paramos vão pagar cara a factura, pois nunca usufruirão novamente do seu melhor trunfo turístico.
Espero que alguém prove, nos próximos anos, que esteja redondamente equivocado e faça alguma coisa pela lagoa, e decerto que merecerá os meus extensos elogios. Até lá, não me censurem por manter o meu pessimismo... Talvez, seja ainda mais provável, nos próximo tempos, reencontrarem o Elvis Presley, inteiramente vivo e de boa saúde, em Marte.


Imagem nº 1 - A derradeira edição do jornal - A Defesa de Espinho.
Retirada do Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário