terça-feira, 12 de abril de 2016

Comissão de Melhoramentos de Esmoriz apresentou "Exposição de Jornais"

Durante a manhã do passado dia 9 de Abril, foi inaugurada a "Exposição de Jornais" promovida pela Comissão de Melhoramentos no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz. A mencionada exposição alberga colectâneas que incluem as diversas edições do Jornal A Voz de Esmoriz desde a sua fundação em 1956 por Alexandre Castro Soares até à actualidade. Desde cedo, alguns dos visitantes puderam assim folhear as páginas dos jornais mais antigos ou recentes, trocando impressões e desenterrando memórias do passado.
Por outro lado, a exposição exibia a maquinaria primitiva que acompanhou os primeiros tempos deste órgão de informação local. Neste manancial de objectos mais antigos, realçamos os primeiros computadores, impressoras, telefones/telemóveis, máquinas fotográficas, máquinas de escrever e máquinas de endereçar. Estas "relíquias" suscitaram a curiosidade dos visitantes.
Esta iniciativa inseria-se nas comemorações dos 60 anos do Jornal A Voz de Esmoriz, e contou com a presença de cerca de 40 pessoas na cerimónia de abertura. 
A exposição estará em vigor até ao próximo dia 17 de Abril.




Imagem nº 1 - Colectâneas ou volumes de jornais mais antigos.




Imagem nº 2 - Exemplar de um jornal censurado. O "lápis azul" dos tempos do Estado Novo chegava inclusive às publicações locais.




 Imagem nº 3 - Máquinas de escrever antigas, primeiros dicionários e o cinzeiro amarelo que pertenceria a Orlando Santos, fundador da rádio Voz de Esmoriz e dinamizador do jornal.




 Imagem nº 4 - Elementos tipográficos, telefones/telemóveis antigos, gravadores, máquinas fotográficas primitivas.




 Imagem nº 5 - Retrato do Fundador do Jornal - Alexandre Castro Soares.


 

 Imagem nº 6 - Máquina de Endereçar e respectivas chapas (cada uma com o seu próprio destinatário). Esteve em voga nas décadas de 60 e 70.




 Imagem nº 7 - Computador antigo, impressoras e rascunhos de jornal.




 Imagem nº 8 - Vista distanciada da exposição já com a presença de algumas pessoas.




 Imagem nº 9 - Momento oficial de abertura com diversos cidadãos a consultarem os jornais d'A Voz de Esmoriz.




Imagem nº 10 - Florindo Pinto, antigo Presidente da Comissão de Melhoramentos, discursa, relembrando a tradição bairrista do jornal bem como o empenho de todos os seus anteriores directores. Destacamos também a presença de Agostinho Fardilha, presidente actual da mencionada instituição, que foi o principal mentor deste projecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário