quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Extra-Esmoriz LVI - Começou a ser construído o monumento da polémica...

O Monumento ao Combatente do Ultramar começou a ser erguido no espaço central do jardim Almeida Garrett em Ovar. Esta iniciativa tem motivado inúmeras divergências ao longo dos últimos tempos. Embora não estando em causa a nobreza da acção e o legado dos nossos ex-combatentes pela pátria, a verdade é que muitos cidadãos pensam que a configuração adoptada para tal monumento não reflecte a finalidade que se pretende homenagear. As divergências chegam a ser tantas que há quem, na brincadeira, julgue que aquele monumento será antes parecido com um disco voador ou até estará, de certo modo, relacionado com uma expressão de ufologia. 
Da nossa parte, pensamos que o monumento terá de apresentar placas identificativas que possam explanar a pertinência de todas as partes estruturais do mesmo. Se a "originalidade" for devidamente explicada pelos especialistas, então os "leigos" ou os visitantes de outras regiões decerto compreenderão melhor a sua funcionalidade e assim o aceitarão melhor.
Como ninguém desejou mudar o esboço, então o caminho terá de ser mesmo esse - o do esclarecimento da lógica e da originalidade da construção em causa.




Foto - Câmara Municipal de Ovar

Um comentário:

  1. No entanto, sublinhamos que nada temos contra o escultor, nem tampouco está em causa a sua qualidade. Apenas defendíamos outra configuração para o monumento.

    ResponderExcluir