domingo, 15 de outubro de 2017

Esmoriz Ginásio Clube "cinquentenário" estreia Museu e Memorial

No passado dia 14 de Outubro, o Esmoriz Ginásio Clube assinalou 50 anos de existência. O clube fundado em 1967 decidiu comemorar este marco histórico através de diversas iniciativas, nomeadamente o hastear das bandeiras (com a presença da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz), a missa destinada a recordar antigos jogadores, técnicos, dirigentes e sócios já falecidos que então haviam servido outrora a instituição, a inauguração de um memorial no Palacete dos Castanheiros, a apresentação do novo Núcleo Museológico do clube e por fim, um jantar que juntou personalidades influentes da região e que culminaria com a realização de algumas homenagens.
No entanto, o primeiro dos dois pontos mais altos prenderam-se, sem dúvida, com a criação de um Memorial no Palacete dos Castanheiros que seria alusivo ao célebre Campo da Eira, onde o Esmoriz Ginásio Clube havia principiado o seu lindo legado desportivo no voleibol. Como se sabe, aquele reduto "ancestral" localizava-se mesmo por cima do edifício da actual biblioteca, e fora ali que começaria a nascer a verdadeira Universidade do Voleibol.
Como segundo ponto mais alto seria apresentada numa das salas do pavilhão do Esmoriz Ginásio Clube o novo Museu "José Romeira e Américo Ferreira da Silva". Trata-se de um pequeno núcleo museológico onde estariam presentes os troféus conquistados pela instituição desportiva (em especial, os dois campeonatos nacionais de séniores masculinos das temporadas de 1982-1983 e 1983-1984, a Taça de Portugal em seniores masculinos alcançanda na época de 1981-1982, e o Campeonato da II Divisão Nacional em seniores femininos em 1986-1987), os galhardetes e as bandeiras do clube, os retratos dos sucessivos presidentes da instituição, recortes jornalísticos inerentes à participação do Esmoriz Ginásio nas competições europeias, fotografias de plantéis históricos, fichas de inscrições de antigos jogadores, etc.
O pequeno Núcleo Museológico herdaria, na sua denominação, os nomes de dois notáveis dinamizadores do voleibol da nossa terra - o Prof. José Romeira (que demonstrou a sua emoção pelo referido gesto e que sempre procurara cativar vários jovens para a prática desta modalidade) e Américo Ferreira da Silva (já falecido e que fora representado pelo seu filho que saudara a maturidade institucional do Esmoriz Ginásio Clube).
António Silva, Presidente do Esmoriz Ginásio Clube, recordou o mítico trajecto do clube iniciado no Campo da Eira e revelou que a criação do Museu procurou sobretudo recordar muitos daqueles que, directa e indirectamente, contribuíram para o crescimento deste clube.
O Esmoriz Ginásio Clube evocou a sua história. E não é caso para menos. Em 50 anos de história, o clube já comemorou 52 títulos nacionais distribuídos por todos os escalões, demonstrando ainda ser uma verdadeira Universidade do Voleibol, tendo formado atletas e técnicos de elevado gabarito.
Segue-se a nossa reportagem fotográfica.















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário