domingo, 6 de setembro de 2020

Agrupamento de Escolas de Esmoriz com dois projectos europeus eTwinning com Selo Nacional de Qualidade

Durante o presente ano lectivo, o Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte participou em dois projetos europeus eTwinning: “Peter and The Wolf: A Contribute for the Conservation of the European Wolf” (EB1 de Campo Grande – 3º Ano) e “Traditional Music with Makey Makey” (EB23 Florbela Espanca – 5ºA).
No passado mês de julho, após um processo de avaliação externa, coordenado pela Direção-Geral de Educação, estes projetos foram distinguidos com o Selo Nacional de Qualidade, o qual assentou na análise das seguintes dimensões dos projetos: Inovação e Criatividade, Integração Curricular, Colaboração, Utilização das Tecnologias e Resultados, Impacto e Documentação.


Projeto “Peter and The Wolf: A Contribute for the Conservation of the European Wolf” 


Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola Básica do Campo Grande (3º Ano) em parceria com uma escola da Grécia (19th Serres Primary School). Partindo da obra musical de “Pedro e o Lobo”, criada em 1936 pelo compositor russo Sergei Prokofiev, o projeto integrou um conjunto muito diversificado de atividades, sendo de destacar as seguintes: 

- Os alunos, em conjunto com as suas famílias, elaboraram personagens e instrumentos musicais da história de Pedro e o Lobo, utilizando materiais reciclados.

- Os alunos portugueses e gregos recriaram a história de Pedro e o Lobo, adaptando-a ao tema do projeto, numa perspetiva de proteção e conservação do lobo europeu, tendo resultado num livro electrónico, com desenhos, textos e narração áudio em inglês.

- Os alunos portugueses apadrinharam o Lobito, um dos lobos residentes no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, tendo em vista uma contribuição ativa para a preservação do lobo europeu.

No âmbito do projeto foi ainda elaborado um Jogo de Tabuleiro de Robótica, baseado no Jogo do Monopólio e construído um robot de cartão com componentes electrónicos.


Projeto “Traditional Music with Makey Makey” 


Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da EB 2/3 Florbela Espanca (5º A) em parceria com uma Escola de Opuzen (Croácia) e tinha como objetivo divulgar a música tradicional portuguesa (Cante Alentejano - Património Cultural Imaterial da Humanidade) utilizando conteúdos das disciplinas de Educação Musical, TIC e Inglês. 
Durante o projeto, os alunos portugueses e croatas partilharam melodias tradicionais com instrumentos Orff, construíram instrumentos musicais usando materiais reciclados, ligaram os instrumentos musicais ao kit electrónico Makey Makey e fizeram a sua programação em Scratch. 
Durante a época natalícia, foram trocados postais e chocolates entre as duas escolas, através do serviço de correio postal. Foram realizadas sessões de videoconferência, as quais contribuíram para proporcionar aos alunos as bases de uma cidadania mais ativa. Para além disso, este projeto estimulou os alunos para a aprendizagem da língua inglesa e para o desenvolvimento de competências comunicativas interculturais, valorizando o trabalho colaborativo, bem como as culturas portuguesa e croata.
Estes projetos foram iniciados em setembro e concluídos em Junho, em regime de E@D - Ensino a Distância. Sendo o eTwinning um projeto europeu caraterizado pela incorporação das novas tecnologias em ambiente de sala de aula, será de referir o papel importante destes projetos na redefinição dos espaços de aprendizagem durante a fase da pandemia COVID-19.
Na fase final dos projetos foi feita uma avaliação junto de todos os elementos participantes, a qual pode ser considerada bastante positiva, pois todos os professores e alunos demonstraram interesse em participar em novos projetos eTwinning. Para além disso, será de referir o entusiasmo e empenho dos alunos, bem como o envolvimento das suas famílias, fatores fundamentais para o sucesso destes projetos. Uma última palavra de agradecimento para a Direção do Agrupamento, pelo apoio e colaboração prestados na realização de algumas das atividades previstas no âmbito destes projetos.





Artigo publicado originalmente na recente edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário