sábado, 22 de maio de 2021

Grupos de Teatro de Esmoriz esperam preparar a época do pós-pandemia

Entre os meses de Abril e Maio, o jornal/site A Voz de Esmoriz esteve à conversa com João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, e Silvino Gomes, Presidente dos Arautos Grupo D’Arte e Cultura. A cada um deles, foi enviada uma entrevista que foi respondida por via escrita. 

Começando pelo Renascer, João Gomes assume que a pandemia afectou a associação tal como acontecera com outras organizações culturais, mas denota vontade e até mesmo alguma ansiedade por regressar aos palcos. João não descarta a possibilidade de se realizar o Festival de Teatro de Esmoriz neste ano de 2021 (embora seja ainda difícil prever o futuro) e, por outro lado, confessou que a aposta na peça Rapunzel (que conta com novo figurino e um “show” ainda mais completo) é para manter, encontrando-se já agendadas as actuações para os dias 10 de Junho, no Europarque em Santa Maria da Feira, e 20 de Junho, com duas sessões no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. No que diz respeito a novos projectos teatrais que estão a ser ensaiados pelo Renascer, destaque para a estreia de uma nova produção: “Trincheira Central” – um drama baseado no filme Bósnio “A Terra de Ninguém” que relata os jogos de poder que originam guerras e conflitos e apresenta a história de três soldados que acabam por ter de negociar a própria vida. Existem ainda mais duas produções que serão anunciadas brevemente. 

Por seu turno, Silvino Gomes, Presidente do Grupo de Teatro dos Arautos lamentou que a pandemia tivesse obrigado a cancelar os Encontros de Teatro de Esmoriz de 2020 e 2021, mas promete um grande festival quando se realizar o X Encontro de Teatro de Esmoriz (que se realizará, caso seja possível, em 2022), aproveitando ainda para recordar o 25º aniversário da associação que já passou, mas que deve ser celebrado condignamente. Numa primeira fase, os Arautos vão para já regressar gradualmente aos ensaios, e admitem que também estão a trabalhar em novos projectos, nomeadamente uma comédia e uma peça infantil. A entidade prevê ainda repor, em breve, a peça infantil/juvenil “A Escolinha dos Arautos”. Por outro lado, Silvino Gomes assumiu que o intercâmbio cultural entre os Arautos e as outras associações culturais da região é para continuar, permitindo que todas estas entidades possam apresentar espectáculos em Esmoriz, enquanto a associação esmorizense actuará nas terras dessas mesmas entidades. Silvino Gomes expressou ainda o seu sincero agradecimento a Antenor Sá Pereira, falecido recentemente, por ter ajudado o seu grupo a crescer em termos artísticos. 

Tanto João Gomes como Silvino Gomes deixaram bem claro, nas suas entrevistas, as saudades bem como os seus desejos de um dia voltarem a actuar no palco do Esmoriztur perante plateias imensas. 




Imagem meramente exemplificativa retirada de: © iStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário