quinta-feira, 10 de junho de 2021

Comunicado – Associação Humanitária dos BVE não irá assegurar a vigilância das praias no concelho de Ovar

 




Época Balnear 2021

A época balnear de 2021 inicia-se, no concelho de Ovar, no dia 10 de junho.


Informamos que, ao contrário dos últimos anos, a vigilância das praias no concelho de Ovar *NÃO* será da responsabilidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (AHBV).

Após mais um ano de zero mortes, resultado da excelente performance alcançada pelos nossos nadadores salvadores, que em 2020 de forma excecional vigiaram TODAS as praias do concelho de Ovar.

Apesar das ZERO mortes, número positivo que se mantém há 25 anos nas praias vigiadas do concelho, foi-nos comunicado que a Câmara Municipal de Ovar decidiu abrir procedimento concursal público para a Época Balnear de 2021, sem que, como era habitual, a AHBVE tenha sido auscultada.

Existe uma aposta clara da AHBVE no ano de 2020 em integrar um grande número de jovens nadadores salvadores no Corpo Ativo, enquanto bombeiros especialistas, aos quais é ministrada formação regular a vários níveis.

Ao longo dos anos foram vários os investimentos, equipando e dotando o nosso Corpo de Bombeiros de meios humanos e de veículos de primeira intervenção capacitados para socorrer rapidamente os utentes das praias que vigiamos.

Preocupa-nos esta mudança mas respeitamos a decisão do executivo camarário.

Preocupa-nos também com a redução, em 30%, do número de nadadores salvadores, passando o dispositivo de 10 para 7 nadadores salvadores na Praia de Esmoriz, devido à implementação de um PIAB (Plano Integrado de Assistência a Banhistas).

Esta alteração beneficia apenas e só os concessionários dos apoios de praia privados, que assim contratam apenas 1 nadador salvador em vez dos 2 habituais. Esta medida desprotege aquela área de concessão que conta com menos 3 nadadores salvadores.

Apesar destas preocupações, por sugestão da AHBVE, vamos ter na Praia de Esmoriz um contingente com 4 bombeiros especialistas, uma viatura 4×4 e uma mota de resgate e salvamento aquático pronto para intervir na nossa área de intervenção (Esmoriz, Cortegaça e Maceda).

Para nós, a segurança das pessoas está acima de tudo.

Tenha um Verão em segurança com os Bombeiros de Esmoriz.


Comunicado presente na página dos BVE nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário