segunda-feira, 12 de julho de 2021

Movimento 2030 sugere nova imagem para a Avenida Joaquim Oliveira e Silva

A Avenida Joaquim Oliveira e Silva tem atualmente mais de 50 lojas disponíveis, umas em funcionamento e outras fechadas, é neste espaço que vamos criar a “sala de estar” da praia de Esmoriz.

Um local, onde se pode entardecer e conviver com os filhos em segurança sem receio do trânsito automóvel.

A sul propomos a criação de uma rotunda no cruzamento da padaria Pá Rita, com uma avenida sem separador central, com estacionamento longitudinal, e calçadão a todo o comprimento, com ligação á praça e fazendo desta uma avenida estrutural da praia de Esmoriz.

O Projeto de requalificação da avenida, tem como objetivo a criação de um espaço amplo maioritariamente pedonal, com esplanadas que dão apoio ao comércio local especialmente na época balnear e aos fins-de-semana. A sua grande valência residencial, mas também comercial reflete bastante as características pendulares da sazonalidade.

O espaço para uso dos peões tem sido desprezado, pela ausência de passeios ou pela falta de qualidade e dimensão dos existentes.

Genericamente, pretende-se tornar esta avenida mais apelativa e positiva, permitindo funções de usos contemporâneas de polivalência, quanto possível mais próximas da escala humana. O desenho proposto estabelece uma hierarquização dos espaços públicos em função dos seus graus de apropriação, sendo relativamente mais fácil descortinar os usos associados, pela expressão dos materiais propostos (pavimentos, lancis e demais elementos urbanos), pelos contrastes formais e cromáticos. Redefinir algum mobiliário e elementos urbanos, nomeadamente com novas iluminárias com sistema LED (com reaproveitamento dos postes existente em novos alinhamentos) e nova distribuição arbórea, adotando-se uma nova espécie mais adaptada ao espaço urbano e ao clima.

O desenho que propomos irá certamente permitir ao transeunte circular, passear e permanecer no espaço público com mais qualidade.

A intervenção, na sua generalidade, pauta-se por soluções simples, pela ponderação de materiais e equipamentos eficazes.

Entendemos que esta é a ferramenta que os nossos empresários precisam para acreditar que tudo vai ficar bem, temos a obrigação de dar este contributo, para que sejamos um território atractivo ao investimento dos privados, após todo o período pandémico que enfrentamos.

Nesse sentido fica o compromisso, se o povo assim o quiser, esta transformação estará ao serviço da população no verão de 2022, pois entendemos ser uma das prioridades para recuperar o nosso tecido económico.

Estar ao lado do nosso desenvolvimento económico é investindo, só assim vamos reconstruir o nosso território.


Nota de Imprensa do Movimento 2030






Nenhum comentário:

Postar um comentário