terça-feira, 9 de abril de 2013

Ponto de Situação com algumas boas notícias

Na mais recente jornada dupla, o Esmoriz Ginásio Clube somou duas derrotas caseiras contra o SL Benfica (0-3) e Vitória de Guimarães (2-3). A equipa termina o campeonato no dia 13 de Abril, no recinto do Sporting Clube de Espinho, sendo que o sensacional sexto lugar não fugirá aos esmorizenses, tendo em conta o facto do orçamento do clube ser um dos mais reduzidos da prova. Neste penúltimo jogo diante do Vitória de Guimarães, destaque para a sincera homenagem prestada por Jorge Marques a Filipe Cruz, atleta internacional português de 38 anos, que foi formado no Esmoriz Ginásio Clube (creio que fez parte daquela grande equipa que durante anos lutou por títulos, embora sem a sorte do seu lado) e termina agora a carreira no clube. Este craque, formado com distinção na Universidade do Voleibol, jogou ainda ao serviço do Vitória de Guimarães (onde venceu 1 Campeonato e 1 Taça de Portugal) e do Castelo da Maia (ganhou aí mais 1 Taça de Portugal). Contou ainda com algumas internacionalizações ao serviço da selecção de Portugal. 



Imagem nº 1 - Filipe Cruz deixa o voleibol, após uma carreira repleta de feitos desportivos. Ao lado, Jorge Marques, Presidente do EGC, atribui uma lembrança especial a uma das novas glórias do clube.
Retirada da Página Oficial do Esmoriz Ginásio Clube no Facebook


No futebol, o SC Esmoriz, já campeão da sua série, recebeu e venceu o Argoncilhe por uns esclarecedores 3-0. Os golos apenas surgiram na Segunda Parte e foram apontados por Pedro Godinho, Fred e Tozé. Este jogo foi mais para cumprir calendário. Recorde-se que a subida à I Divisão Distrital de Aveiro já tinha sido assegurada na jornada anterior, no terreno do Soutense.



Imagem nº 2 - O SC Esmoriz continua em boa forma, originando constantes pesadelos nos adversários!
Foto cedida por Henrique Araújo


Agora vamos falar um pouco de política! O Orçamento Total da Junta de Freguesia de Esmoriz foi aprovado e rondará os 513 000 euros. Entretanto, o GIPE, liderado por Rosário Relva, já reagiu, alegando que aprovou o referido documento pois os interesses dos esmorizenses devem ser sempre respeitados. A ex-Presidente da Junta de Freguesia critica ainda o PS e o PSD por não terem sido tão responsáveis aquando do seu mandato. 
Na minha humilde opinião, os números deste orçamento são manifestamente reduzidos. O orçamento de investimento não deverá sequer chegar aos 20% deste orçamento total. A dívida da Junta cifra-se entre os 50 000 e 60 000 euros (até pensei que fosse pior, mas pelos vistos, as coisas até não estão assim tão más neste campo). Certo é que o dinheiro só deverá chegar para efectuar intervenções pontuais na cidade, como se tem sucedido nos últimos anos. Por isso, continuaremos dependentes da boa vontade da Câmara Municipal de Ovar. De facto, o actual executivo da Junta terá que saber gerir e aproveitar bem os escassos recursos económicos que terão ao seu dispor, de forma a beneficiar a cidade. Não será tarefa fácil.
Quanto às recentes declarações de Rosário Relva, resta-me fazer um elogio e uma crítica. Elogio, porque a sua lista teve uma postura responsável ao aprovar o diploma que beneficiaria (mesmo que os números do orçamento não sejam assim tão deslumbrantes) a Cidade, as Colectividades e o pagamento de dívidas ainda por saldar. Isto sim, é uma oposição construtiva e só assim, é que Esmoriz pode ir longe. Neste ponto, a sua equipa esteve indiscutivelmente bem (tal como as restantes que não se opuseram; o orçamento tinha que avançar!). Em relação à crítica (construtiva), creio que a Dra. Rosário deveria "enterrar" um pouco o passado mais polémico e não é nada bonito que as acusações mútuas voltem a imperar na Junta de Freguesia. Mesmo que tenha as suas razões (não sei se as terá ou não, nem me quero meter nisso!), espero que ela e os outros compreendam que este é o timing ideal para assegurar alguma paz no interior da Junta. Penso que necessitamos dessa acalmia e todos devem contribuir para essa situação.



Imagem nº 3 - O GIPE votou com maturidade e responsabilidade, contudo deve procurar salvaguardar a harmonia na Junta de Freguesia de Esmoriz
Cartaz da autoria do GIPE


Mudando um pouco de assunto, a Junta de Freguesia não pode encerrar as suas instalações da forma como fez no passado dia 1 de Abril (e parece que não foi só nesse dia). Tal é desrespeitar a vontade dos esmorizenses. Florindo Pinto lançou (e bem!) o alerta, de forma a evitar futuros incómodos à população. Por isso, os responsáveis por tal erro não devem cair na mesma asneirada. 
Exposto isto, há uma boa notícia que merece ser ressalvada. É um pequeno gesto, é verdade, mas que seguramente fará a diferença. O actual executivo da Junta de Freguesia, liderado por António Bebiano, procura assegurar iguais condições de acessibilidade às pessoas com capacidades limitadas. O actual Presidente da Junta já afirmou recentemente que nenhum esmorizense será colocado de parte e esta iniciativa vem de encontro àquilo que proferiu.



Imagem nº 4 - O acesso à Junta de Freguesia deve ser garantido a todos. Mas nada de encerramentos indevidos!
Foto da minha autoria



Imagem nº 5 - Outra perspectiva sobre a entrada para a Junta. Foi uma boa iniciativa!
Foto da minha autoria



No campo cultural, relembro que já arrancam, nesta semana, as celebrações do 30º aniversário do Centro Social de Esmoriz, presidido por Fátima Ramalho. Na última eucaristia, o Padre Fernando Campos elogiou a obra desta instituição comunitária que abriu recentemente uma loja (cujas verbas revertem para o apoio aos mais necessitados) e cantina solidárias. O pároco de Esmoriz relembrou ainda que as raízes desta iniciativa remontam afinal há mais de 30 anos, quando chegou a ser servida a Sopa dos Pobres em Esmoriz.
De qualquer das formas, é um evento social que contará com a participação de inúmeras pessoas ligadas à Cultura e ao Desporto (Karaté Lúdico - GNR Ovar, Voleibol - Esmoriz Ginásio Clube, Peça do Grupo de Teatro Renascer, Música com o Grupo Coral de Esmoriz e Pequenos Cantores, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz...). O cartaz pode ser lido em baixo. Cliquem na imagem para verem melhor. Compareçam!



Imagem nº 6 - O Centro de Assistência Social comemora o seu 30º aniversário entre os dias 8 e 14 de Abril.
Cartaz cedido pelo Centro de Assistência Social


Por fim, gostaria de fazer propaganda a um novo blog duma esmorizense que está a dar cartas no campo da arte. O seu nome é Nicole Silva, uma jovem de 18 anos. O link do seu blog é http://nicolediassilva.wordpress.com/. Para quem gosta de desenho e estética, creio que vai apreciar o talento aí observado. Da minha parte, confesso que eu não tenho jeitinho nenhum nesse campo. Recentemente, tentei desenhar o Rio Lambo, mas pronto só consegui desenhar umas ervas, um rio e um sol! De resto, não consegui fazer mais nada! Não é a minha praia! Mas valorizo quem brilha numa área tão exigente e imaginativa! Parabéns à autora! Visitem então o site que indiquei!


SAMSUNG

Imagem nº 7 - Parte lateral da Igreja Matriz de Esmoriz.
Autoria: Nicole Silva


PS1: Não se esqueçam ainda de visitar a nossa segunda página que acabou de ultrapassar as 1000 visitas. Existe aí uma sondagem, na qual a vossa participação é indispensável! Digitem então: http://cusquicesdeesmorizanuncios.blogspot.pt/.

PS2: Eu não me esqueci da entrevista! Novidades nas próximas semanas. Até agora, foram propostos, via Facebook, os nomes de João Gomes (Presidente do Grupo de Teatro Renascer), José Macieirinha (Árbitro de Voleibol) e António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz). Podem e devem propor mais alguns nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário