segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um Pouco de Tudo...

Comecemos pelo TIVE, evento organizado pelo Esmoriz Ginásio Clube que, durante 2 semanas, terá atraído mais do que 30 000 visitas. Muitos observaram, com emoção, a juventude a disputar torneios de voleibol. Os visitantes poderiam aceder aos serviços de cafetaria, matraquilhos, insufláveis... Não faltaram as boas funcionalidades. Mais uma vez, a Cidade tem de mostrar orgulho por ter um clube histórico que leva o seu nome a todo o país e até ao estrangeiro.
Em termos de Campeonato de Séniores em voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube perdeu 3-0 no terreno do Fonte Bastardo, recente vencedor da Taça de Portugal. A equipa mantém-se na sexta posição, lugar que deverá conservar até ao final da temporada. 
Entretanto, o Esmoriz Ginásio Clube, através da sua Página Oficial do Facebook, lançou a informação, há poucos minutos, de que um político local quer ficar à frente dos destinos do clube. Como hoje é dia 1 de Abril ("dia das mentiras"), concluímos facilmente pela inverdade deste rumor. Aliás, para liderar um clube desta dimensão (e tendo em conta as inúmeras dificuldades financeiras da instituição), é necessário dedicação total, sendo que a remuneração dificilmente existirá para o dirigente máximo. Por isso, não me parece, um cargo minimamente aliciante para a maior parte dos políticos, mas sim para quem gosta realmente do clube. Pelo menos, é o que eu penso.



Imagem nº 1 - O TIVE 2013 imitou o sucesso da edição anterior com a presença de inúmeras equipas portuguesas e até espanholas.
Foto da autoria do Casagrande


No Futebol, o SC Esmoriz, já vencedor da Série A e promovido à I Divisão Distrital da Associação de Aveiro, só voltará a jogar no dia 7 de Abril, recebendo, na penúltima jornada, o Argoncilhe, actual 8º classificado.
Mudando de assunto, a Rádio Voz de Esmoriz comemorou, mesmo em tempo pré-eleitoral (dada a demissão da actual Direcção da Comissão de Melhoramentos), os seus 26 anos de existência. O seu bolo de aniversário deixa qualquer um com água na boca! Os seus funcionários merecem festejar pois todos os esforços são imperiosos para preservar os bons serviços deste órgão de comunicação social.



Imagem nº 2 - A Rádio Voz de Esmoriz está de parabéns desde 29 de Março.
Foto retirada da página da RVE no Facebook


Entretanto, vamos falar de obras. O Novo Parque do Buçaquinho, uma iniciativa repleta de visão e de bom gosto, vai ser inaugurado finalmente no dia 25 de Abril. É um espaço paisagístico que decerto servirá os interesses dos esmorizenses e cortegacenses. É uma vitória para ambas as comunidades. Espero sim que não existam actos de vandalismo, pois infelizmente isso é uma situação muito frequente nas freguesias do concelho e Esmoriz infelizmente não escapa a essa "praga". Por isso, peço que haja vigilância máxima.



Imagem nº 3 - O Novo Parque do Buçaquinho está prestes a ser inaugurado.
Foto da autoria de Henrique Araújo


Também espero que saibam preservar o bom trabalho que a Junta de Freguesia de Esmoriz está a realizar junto ao Rio Lambo, lançando novas plantações e homenageando, em simultâneo, as colectividades da nossa terra (Campo das Vacas, junto à feira da Revenda). Agora já se fala num futuro parque. Os mais cépticos dizem que o cartaz em baixo é um mero instrumento de propaganda para as próximas eleições, os mais confiantes pensam que a equipa liderada por António Bebiano está a demonstrar muita vontade, podendo atingir essa meta. Discute-se ainda se a Junta de Freguesia terá verba suficiente para garantir a construção dum novo parque ambiental, mas também pode existir comparticipação de outras entidades. Para já, a Junta de Freguesia de Esmoriz está a demonstrar alguma agilidade, o que merece ser elogiado. 



Imagem nº 4 - Um novo parque de Lazer junto ao Rio Lambo pode ser uma realidade futura.
Foto de Miguel Silva



Em termos de criminalidade, refira-se que, na semana passada, e de acordo com o OvarNews, dois esmorizenses, na casa dos 30 anos, foram detidos num âmbito dum processo iniciado na última época balnear de 2012. Os mesmos são acusados de terem agredido, roubado e sequestrado dois turistas estrangeiros que terão apresentado queixa, ainda antes de regressarem aos seus países de origem. Um dos dois alegados agressores já tinha apanhado pena suspensa por agressões qualificadas cometidas no passado. 
Os assaltantes são ainda acusados de terem forçado os turistas a levantar cerca de 200 euros e a abdicar dum telemóvel, isto para além das agressões que incutiram nas vítimas. Só que o telemóvel de nova geração terá sido um "presente envenenado", já que terá sido decisivo para a posterior localização dos criminosos. 
Depois da detenção, terão sido presentes a um juiz que os deixou sair em liberdade condicional até à realização do julgamento.




Imagem nº 5 - Esta dupla de alegados criminosos é ainda suspeita de ter cometido tais actos por mais do que uma ocasião, embora só apenas 2 turistas se deram ao trabalho de denunciar tal situação junto das autoridades antes de regressarem ao seu país.
Foto e Notícia extraídas de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=436


Por fim, e neste dia das mentiras, o Cusco não podia deixar de tentar a sua sorte! A notícia falsa que veiculamos visava o aparecimento dum crocodilo de 3 metros no Rio Lambo. Pelos vistos, ainda houve uma ou outra pessoa que caiu na "armadilha", aconselhando mesmo as pessoas a terem cuidado e a fugir se o vissem! Eh eh eh Mas a maior parte das pessoas não caiu no erro e detectou logo que havia qualquer coisa que não fazia sentido! Infelizmente, confesso que não domino a arte da mentira. Eh eh eh



Imagem nº 6 - Cuidado com o Crocodilo! Temos que chamar o Iran Costa! Eh eh eh

6 comentários:

  1. Já agora era bom que a Junta de Freguesia olha-se mais para as rua de Esmoriz. É uma VERGONHA que depois das obras realizadas exista um buracão à mais de mês na interceção da Rua Prof. Branco Duarte (recentemente repavimentada) e a Rua Guerra Junqueiro e ninguém queira saber. Nem a D. Maria de Fátima que vive lá perto e faz parte deste executivo fez alguma coisa. No que concerne à Rua Guerra Junqueiro, onde todas as ruas na sua envolvência mereceram obras, esta coitada ainda em paralelo sujeita a quem lá passa e a quem lá vive uns valentes banhos quando chove devido aos desníveis existentes e respetiva acumulação de águas. É triste que ajam Esmorizenses de 1ª e de 2ª.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em (quase) tudo com o que refere. Há estradas que estão num autêntico caos. É claro que algumas já estão a ser bem arranjadas pela Câmara Municipal de Ovar e Junta de Esmoriz, mas há outras vias que estão num estado inadmissível. A rua Guerra Junqueiro é, de facto, uma delas.

      Por outro lado, e não querendo ser advogado de defesa, penso que as culpas não podem ser atribuídas a Dra. Maria de Fátima, pois a mesma é Presidente da Assembleia da Junta, isto é, terá que mediar a discussão nas sessões. Creio que não faz parte do actual Executivo da Junta.
      De facto, o Executivo da Junta e já agora da Câmara Municipal é que têm de apresentar soluções concretas, pois há ruas que estão em muito mau estado.
      Aconselho vivamente que redija uma carta (ou um e-mail) tanto à Junta como à Câmara, apresentando ainda fotos sobre a rua. Faça uma exposição. É um direito que lhe assiste e terá todo o meu apoio. Pode enviar para o nosso e-mail - cuscodeesmoriz@hotmail.com, as imagens da rua em questão, de forma a insistir na resolução deste problema!

      Os melhores cumprimentos

      Excluir
  2. Olá
    Boas notícias neste post.
    Finalmente a inauguração do Parque do Buçaquinho e as legítimas preocupações quanto aos possíveis actos de vandalismo num espaço que, por ser público, deve ser sentido como de todos e não como de ninguém !
    Já agora, para quando a conclusão da ciclovia?

    Também reparei nesse enorme placard colocado no antigo Campo das Vacas e lembrei-me:
    Ainda não está um parque inaugurado, uma ciclovia concluída, uns passadiços limpos e transitaveis e já se pensa num «parque de lazer»?!
    Se for para ir avante, não se esqueçam de criar estruturas que fixem os jovens, como são todas aquelas ligadas aos desportos radicais.

    E a propósito de radical, sou dos que pensa que Esmoriz poderia lucrar se tivesse uma infraestrutura ( «pista«) para a prática de passeios TT com veículos motorizados. Seria, pelo menos, uma óptima forma de manter os corta fogos transitaveis.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Fazendo um pouco de futurologia (embora sem certezas), penso que a ciclovia só vai ser concluída no auge do período pré-eleitoral. Talvez neste Verão ou em Setembro/Outubro, tenhamos novidades.
      A questão do possível parque no Campo das Vacas está a dar que falar, mas não me parece um projecto viável para ser concretizado já neste ano de 2013. Penso que poderá ser uma realidade exequível, na melhor das hipóteses, nos próximos 3 ou 4 anos, mas vamos ter que esperar até lá. Não sei como é que a Junta tenciona fazer isso. São necessários fundos. O Novo Parque do Buçaquinho custou cerca de 1,5 milhões de euros e foi a Câmara de Ovar que o financiou com a ajuda de fundos europeus (e valerá a pena pois vai ser uma mais valia). A Junta de Freguesia não dispõe destes meios, mas lá está tudo depende da configuração estudada para o tal parque de lazer que desejam criar. Porém, o facto de terem realizado lá algumas plantações já foi um passo interessante que me surpreendeu pela positiva.
      Quanto à prática de passeios TT, parece-me uma ideia inovadora, mas não sei como é que poderiam fazer isso.
      Mas com vontade e alguns fundos comparticipados por outras entidades, podem tornar as coisas mais fáceis.
      Vamos ver o que sairá daqui. Eu acho que até Setembro/Outubro, as novidades vão ser muitas. O período eleitoral assim o dita!

      Abraço

      Excluir
  3. Olá

    Algumas questões:

    Sem desmerecer as «plantações» efectuadas no campo das Vacas, permito-me assinalar que, a fazer fé nas raízes depositadas no local a aguardar transporte, essas plantações foram feitas á custa do arrancar de árvores bem grandes. Arrancar para plantar?! Pura propaganda?

    Relativamente ao TT, são duas ideias: a primeira é no futuro parque criar infraestruturas para a prática de desportos radicais para os «mais novos» ( skate, BTT, BMX, patins em linha...., um campo de minigolf, uma pista para carros telecomandados, um parque aventura, etc)a outra é aproveitar a mata de Esmoriz/Ovar e criar pistas para a prática do TT com veículos motorizados. Por este País se fazem passeios TT, inclusivé em Esmoriz e o Ambiente não sai desrespeitado.

    Só temos que pensar no Futuro e nas Pessoas, muito mais do que nos votos.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Não sei se foram ou não arrancadas. É certo que algumas árvores já estavam tombadas desde o forte temporal de Janeiro. Mas também o Instituto da Conservação da Natureza terá facultado, de forma alegadamente gratuita, algumas. Pelo menos, esta instituição ambiental participou na supervisão desta iniciativa. Mas lá está, não conheço todos os pormenores do processo, para lhe poder dar certezas. Certo é que a intervenção da Junta tinha de ser realizada, pois o cenário do pós-temporal era decadente nesse espaço.
      Quanto aos TT, é uma proposta interessante. Pode ser que alguém do poder esteja a ler estes comentários e aproveite a ideia. ;)

      Os melhores cumprimentos

      Excluir