sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia do Animal - 4 de Outubro de 2013

Hoje, é um dia marcante para a biodiversidade, essencial para o equilíbrio do nosso planeta. O ser humano não poderia viver sem os animais, seja para se alimentar dignamente deles ora para acolher a sua companhia irrecusável. São dois fins distintos. É certo que o Ser humano necessita de se alimentar, é um omnívoro, e claramente tem de se bater para sobreviver (e daí o consumo de frangos, galinhas, sardinhas, atum...). Mas há outros seres que não costumam ser utilizados para este fim, nomeadamente cães, gatos, papagaios, que são leais ao ser humano, e o acompanham fielmente, concedendo-lhe inúmeras alegrias.
Contudo, não posso, de modo algum, deixar de censurar os actos cruéis contra os animais. Abomino as touradas, as torturas e os actos de má fé, cujo objectivo apenas passa por fazer sofrer um pobre animal indefeso. Sou ainda contra as caças desportivas (cujo objectivo é meramente o lazer e não a alimentação necessária do ser humano) e aqueles exploradores que abatem elefantes e hipopótamos para extraírem o marfim, de forma a lucrarem com a gradual extinção destes.
Também não posso compactuar com a poluição dos solos e das águas que destrói diversos habitats! Quantas gaivotas não vi tombadas junto às águas da Barrinha porque ingeriram líquidos indesejados? Isto sim, é desrespeitar a vida animal e a Natureza.
O ser humano deve mais respeito aos animais! 




Imagem nº 1 - Pela defesa da biodiversidade e da dignidade do Mundo Animal.



Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.  

Leonardo da Vinci

Um comentário: