sábado, 12 de outubro de 2013

Espécies mais difíceis de encontrar no Rio Lambo

Como já tínhamos referido, desde as nossas primeiras observações, constatamos imediatamente a existência de patos, galinhas de água, cardumes de peixinhos (talvez alevinos) e até cobras de água. Penso que estes seres vivos são vistos com elevada frequência neste curso de água.
Mas há outros que começam a dar que falar e que não são assim tão visíveis. Graças às excelentes reportagens do Casagrande e do Ornitólogo Amador, elementos da Irmandade das Cusquices, conseguimos fotografar espécies que não se vêem muito por aí. Há alguns dias atrás, mostramos a imagem dum cágado em cima dum tronco duma pequena árvore tombada no rio, o que gerou a curiosidade de algumas pessoas que passavam por ali.
As imagens mais recentes provam a existência dum lagostim de água de doce e dum caranguejo. Estas fotos foram obtidas pela nossa Equipa que efectua observações no Rio e no Parque ao lado.



Imagem nº 1 - Um lagostim no rio Lambo.



Imagem nº 2 - O Rio Lambo, menos poluído, ganha seguramente em termos de biodiversidade.



Imagem nº 3 - A grande surpresa foi mesmo o surgimento dum caranguejo.



Imagem nº 4 - A força do Rio Lambo!



Imagem nº 5 - É património natural de Esmoriz, Cortegaça, Maceda e São João de Ver.



Imagem nº 6 - Uma ave de rapina ou uma garça real sobrevoava o espaço.

3 comentários:

  1. Muda de óculos pá. Garça?????????????'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos não foram minhas, e a descrição dos acontecimentos também não... Como lê na legenda 6, levanto duas hipóteses. A mim parece-me mais uma águia, mas o elemento que tirou estas fotos dava a entender que era uma garça-real. Importa é que a imagem foi bem tirada! Cumprimentos.

      Excluir
  2. lagostins são vistos com alguma frequência na ribeira (junto ao caminho de ferro, lado nascente)que vem desaguar ao rio Lambo.Há anos que por lá aparecem, já apanhei um para mostrar aos netos.

    ResponderExcluir