quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mário Soares e Cavaco Silva deveriam afastar-se a 100% da política

Creio que as duas pessoas em questão tiveram um papel determinante na democracia portuguesa, não é isso certamente que vou colocar em causa neste texto.
Reconheço que Mário Soares foi um dos rostos na luta pela liberdade, e exerceu cargos políticos da maior importância - foi Primeiro Ministro e Presidente da República. Por seu turno, Cavaco Silva foi um primeiro-ministro decente, na altura da criação das grandes auto-estradas que facilitaram as comunicações. Foram respeitados pelo povo português, nesses tempos mais estáveis. Estávamos a ser beneficiados pelos fundos europeus, tínhamos uma moeda portuguesa que, embora não sendo brilhante, era útil, o desemprego era reduzido. Outros tempos que tão cedo não voltarão!
Todavia, a realidade mudou completamente. A crise económica e social instalou-se! A idade de Mário Soares e Cavaco Silva aumentou consideravelmente, e sinceramente, creio que deveriam estar ambos reformados a 100%, sem interferirem na vida política, mesmo quando estamos a falar em declarações nada contributivas que devem ser evitadas. O país deve-lhes respeito, mas eles também têm de se dar ao respeito.
Cavaco Silva é um Presidente que apresenta uma passividade inadmissível tendo em conta a grave crise que o país atravessa. Ele deveria ser a voz do povo, mas as suas aparições são raras. Pode ter sido um bom primeiro ministro entre 1985-1995, mas revelou ser um mau presidente para o país nos dias de hoje. A linha que tem seguido não me parece a mais correcta. Dele tivemos mais silêncio, do que intervenções propriamente ditas, quando devia mandar recados para o governo e para a troika, de forma a proteger as aspirações do povo português que tanto tem sofrido. Espero que, no fim do mandato, Cavaco Silva deixe a política definitivamente. Os seus tempos de ouro já passaram há mais de uma década!
Por seu turno, Mário Soares veio recentemente a público chamar delinquentes a alguns membros do governo, isto para além de defender o julgamento imediato dos mesmos. Se Cavaco peca por estar calado, Soares exagera no sentido oposto. Tais ataques são dignos dum popular descontente (e aqui seriam inteiramente compreensíveis!), mas não dum ex-Presidente da República. Mário Soares não se pode ainda esquecer que continuará a receber uma subvenção vitalícia superior a 2 mil euros (porque não toma a iniciativa de abdicar dela?), isto para além da sua Fundação ser financiada com elevadas verbas por parte do Estado. Respeito muito o sr. Mário Soares, mas considero-me também um defensor do fim de determinadas mordomias e de posturas!
Em suma, Cavaco Silva e Mário Soares, mesmo sendo figuras históricas, devem pensar em concentrar as suas atenções noutros desafios, e deixem a política para uma nova geração que já esteja bem adaptada à nova realidade.



Imagem nº 1 -  As posturas de Mário Soares e Cavaco Silva não têm convencido o País nestes últimos tempos.
Retirada de: http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=2036934, (Foto de Artur Machado - Global Imagens).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário