terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Urgências sem dignidade...

Não vale a pena negar - há uma crise instalada no domínio do atendimento dos Hospitais Públicos (não digo que não existam felizes excepções!). Não estamos sequer a falar dum ou doutro registo isolado. Amontoam-se pois os casos de ocorrências em que pessoas morrem após várias horas de espera nas Urgências.  O relato mais grave registou-se no hospital da Garcia da Orta, em Almada, onde uma idosa esteve 9 horas para ser atendida nas urgências!!! De acordo com o filho da referida idosa, a sua mãe teria sido deixada ao abandono numa maca de um corredor sem comer. Uma história muito triste que merece a minha total indignação!
É este o nosso direito à saúde? Não, não e não! Não posso ver pessoas a morrerem em macas, sozinhas e sem serem vistas! Isto é desumano, uma vergonha que deveria fazer corar muitos dos responsáveis! Oxalá que estes nunca passem pelo mesmo! Não sabem a dor e o desespero que estes pacientes sentem nos momentos derradeiros, sem terem acesso a qualquer ajuda ou sem usufruírem dos últimos afectos. 
Fecharam-se tantas urgências, e eu pergunto - porquê? 
Se há falta de médicos, contratem-nos! Se há má gestão dos recursos humanos, aprestem-se à eficiente reorganização estrutural!
Agora isto não pode continuar assim. Se o sr. ministro da saúde - Paulo Macedo não conseguir fazer abrandar esta saga aberrante de mortes alegadamente negligentes nos hospitais, então terá de abandonar as suas funções. Fiquem já a saber que o direito à saúde é universal, mesmo para aqueles que não têm dinheiro para andarem em hospitais privados!




Imagem nº 1 - As mortes bizarras de pacientes após várias horas de espera é um tema que está a marcar a actualidade informativa nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário