domingo, 10 de maio de 2015

Evento "Charneca em Melodias" recordou Florbela Espanca

No dia 7 de Maio (passada quinta-feira), realizou-se o evento "Charneca em Melodias" no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, iniciativa que contou com a presença especial de Marcos Assumpção (músico brasileiro que canta poemas de Florbela Espanca) e Ângela Mota (responsável pela divulgação de artistas de expressão portuguesa). Destacamos a presença duma boa casa.
Durante a sua palestra inicial, Marcos Assumpção apresentou o trabalho até então desenvolvido sobre aquela poetisa natural de Vila Viçosa. O cantor conta já com um disco lançado e ainda um pequeno livro destinado a recordar Florbela Espanca. Ressalvou ainda que foi uma enorme honra estar em Esmoriz, terra onde Florbela terá residido por dois anos (nos lugares da Casela e da Estrada Nova), e demonstrou igualmente a disponibilidade de voltar a actuar em breve na nossa cidade que o acolheu carinhosamente.
Seguiu-se a recitação de alguns poemas de Florbela Espanca, através duma leitura suave e ritmo pausado, por parte de sete alunos da Universidade Sénior de Esmoriz. 
Marcos Assumpção voltou ao palco, desta feita, para realizar o seu concerto. Neste ponto, temos de reconhecer a emotividade e a qualidade da sua voz, o que decerto deliciou o público presente. Efectivamente, é muito raro encontrar um cantor que se dedique quase especificamente a musicar poemas duma personalidade magistral que marcou a nossa literatura. Foi prestigiante "escutar" Florbela através da voz dum talentoso cantor brasileiro.
Tivemos ainda a actuação exemplar do dueto musical do Grupo de Teatro Renascer - Daniela Nunes e Emanuel Pinto - que cantou o poema "Amar" (também da autoria de Florbela), parte integrante da peça de teatro - "Flor Alma Espanca" de Leandro Vale, encenador respeitado que deixou o nosso mundo no início do passado mês de Abril.
Por fim, houve a habitual troca de ramos de flores e de elogios entre todos os intervenientes. É necessário saudar a organização inovadora da autoria da poetisa esmorizense Ana Roxo (o seu trabalho foi devidamente reconhecido por todos; leu ainda de forma emocionada uma biografia extensa sobre Florbela Espanca) e o apoio de algumas pessoas e entidades: Junta de Freguesia de Esmoriz, Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, Grupo de Teatro Renascer, Universidade Sénior de Esmoriz,  Foto GrafiReflexo, Paulo dos Santos, a Florista Rosa, entre outros.
Citando as declarações emitidas no encerramento por parte de João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, "esteja onde estiver Florbela, seguramente que estará orgulhosa por aquilo que hoje [quinta-feira] foi produzido aqui". E de facto, o evento superou inequivocamente as expectativas de todos os que estiveram presentes.
A excelente reportagem fotográfica que se segue é da autoria de Normando Ramos, e cujos direitos da mesma pertence à Comissão de Melhoramentos de Esmoriz que apoiou incondicionalmente todo este evento. 




Imagem º 1 - O músico brasileiro Marcos Assumpção encantou a plateia ao cantar poemas de Florbela.




Imagem nº 2 - Ângela Mota, brasileira radicada em Genebra, ajudou a trazer Marcos Assumpção até Esmoriz.




Imagem nº 3 - Ana Roxo, escritora natural de Esmoriz, organizou este evento multi-cultural.




Imagem nº 4 - Alguns alunos da Universidade Sénior de Esmoriz recitaram poemas de Florbela Espanca.




Imagem nº 5 - O dueto musical do Grupo de Teatro Renascer (Daniela Nunes e Emanuel Pinto) também cantou um poema marcante de Florbela, o qual também integrou uma peça de Leandro Vale que fora então encenada sobre aquela poetisa.




Imagem nº 6 - Representantes das entidades que apoiaram este evento original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário