terça-feira, 26 de maio de 2015

Requalificação da Barrinha conhece passo determinante

Nesta segunda-feira, foi aprovado por unanimidade no Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro o lançamento do concurso público da empreitada de Requalificação da Barrinha de Esmoriz. A informação foi avançada em primeira mão pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar - Salvador Malheiro nas redes sociais. O edil acredita que a obra deverá iniciar-se logo após o final da próxima época balnear. A empreitada deverá ter uma duração de 9 meses.
Depois de 5 anos de burocracias para a obtenção do licenciamento ambiental, finalmente as máquinas irão agora actuar no terreno.
De acordo com o projecto em causa, a interface exterior da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos sairá valorizada com a construção de passadiços, a reabilitação da antiga ponte e cais, a construção de torres de observação da avifauna, entre outras intervenções.
Prevê-se ainda o desassoreamento e despoluição da Lagoa, contudo neste capítulo, o consenso já não é total. Alguns especialistas tendem a inferir que o desassoreamento previsto terá um impacto ligeiro, e que os focos de poluição não serão totalmente neutralizados, não resolvendo assim os problemas de fundo daquele sistema lagunar.
Todavia, na nossa opinião, o facto das obras arrancarem já se deverá traduzir em alguns resultados positivos, criando assim melhores condições de modo a atrair mais pessoas às imediações da lagoa, onde podem usufruir do miradouro ou desfrutar do seu equilíbrio natural.
É de saudar então a boa vontade e o esforço da classe política local nesta defesa da integridade ambiental.




Imagem nº 1 - A Barrinha será intervencionada ainda neste ano de 2015.
Foto; Magda Moreira (Movimento Cívico Pró-Barrinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário