terça-feira, 27 de outubro de 2015

Agitação Marítima "arrasa" costa de Esmoriz e Furadouro (com imagens e vídeo)

Apesar do "alerta amarelo" sinalizado pelo IPMA para o distrito de Aveiro, a verdade é que a situação está a revelar-se bem mais crítica do que muitos julgavam. Além das chuvas torrenciais que se fazem sentir, a agitação marítima tem constituído uma séria ameaça na nossa zona costeira. 
No Furadouro, um bar foi completamente arrasado pelas ondas do mar bravo, e há registo de vários arruamentos inundados. Em Esmoriz, o cenário também não é nada animador. A Praia do Cantinho está completamente submersa, com as ondas do mar a bater com força no extenso paredão horizontal, transbordando ainda torrentes de água para o pequeno passeio pavimentado na sua retaguarda. A situação aparenta ser menos gravosa na Praia da Barrinha, mas as águas já destruíram aí a parte final do recente "passadiço de entrada" e podem ainda ameaçar os bancos fixados mais à frente, isto é, nas proximidades do parque de lazer.
Nos últimos tempos, o debate político em torno do avanço marítimo ou erosão costeira não produziu quaisquer resultados concretos. As autarquias não têm outra hipótese senão efectuar remendos, tentando minimizar os estragos causados. Mas a verdade é que isto não chega... 
Lisboa e Bruxelas continuam a não encarar com a devida atenção o grave problema que se verifica na actualidade e que coloca em causa a segurança das comunidades costeiras. Quando não há vontade política neste dossier, então é quase impossível que aconteçam milagres ou resultados que permitam, pelo menos, atrasar ao máximo o avanço marítimo. 
Seguem-se imagens sobre as realidades testemunhadas na faixa litoral esmorizense e no Furadouro, durante o dia de hoje.


















Foto - Tiago Carriola 




Foto: Susana Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário