terça-feira, 6 de outubro de 2015

Subida do nível do mar pode chegar aos 60 metros no futuro (a médio/longo prazo)

Como já é do conhecimento comum, o nível das águas do mar tem vindo a subir no decurso dos últimos anos. No entanto, a situação é, no entender dos especialistas da NASA, mais grave do que se julgava inicialmente. 
O derretimento gradual dos blocos de gelo da Gronelândia e da Antárctida poderá originar uma subida do nível dos oceanos, entre 50 a 60 metros, durante os próximos séculos. Naturalmente, o processo de Aquecimento Global está a acelerar esta dura realidade que pode mesmo mudar drasticamente o perfil das regiões costeiras de todo o mundo. 
Os cientistas defendem que é necessário evitar a utilização constante de energia fóssil (carvão, petróleo e gás) de modo a não provocar alterações dramáticas neste capítulo que depois muito dificilmente serão reversíveis. Aliás, a queima de todos os recursos disponíveis de combustíveis fósseis poderiam produzir emissões de cerca de 10 mil milhões de toneladas de carbono, o que culminaria na irreparável perda do gelo da Antárctida nos próximos 10 mil anos.
Esmoriz, Cortegaça, Maceda e Furadouro têm suportado, todos os anos, a “ameaça” do avanço do mar, pelo que a publicação desta notícia assume particular relevância.



Pode o nível do mar subir 60 metros? Cientistas dizem que sim

Fotografia © AP photo/British Antarctic Survey, PA
Fonte da Notícia - Diário de Notícias/ Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário