sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Marcos Assumpção recalcou os caminhos de Florbela Espanca por Esmoriz

O cantor brasileiro Marcos Assumpção, conhecido por musicar sonetos de Florbela Espanca (lançou um disco intitulado "A Flor de Florbela") e ainda por estudar os detalhes biográficos da conceituada poetisa (publicou o livro "Dois olhares sobre Florbela" em co-autoria com Bernardo Nogueira), teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor os recantos de Esmoriz, terra onde Florbela Espanca terá vivido aproximadamente por dois anos nos lugares da Casela e da Estrada Nova.
Depois de ter actuado com classe na abertura do XVI Festival de Teatro de Esmoriz (organizado pelo Grupo de Teatro Renascer), o músico natural de Niterói desejou aflorar um pouco mais sobre a vida de Florbela Espanca, procurando recolher mais pormenores sobre a sua fugaz passagem por Esmoriz.
Dentro deste contexto, o artista brasileiro teve a oportunidade de conhecer a casa da Casela (localizada entre a Escola Florbela Espanca e a Escola Secundária de Esmoriz) e, durante o seu périplo, conseguiu ainda entrar em contacto com a Dona Silvina da Albana. Esta senhora de 91 anos recordou que a poetisa Florbela Espanca a pegara ao colo, quando ela só contava apenas três anos de idade. Por outro lado, relatou que foi em Esmoriz que Florbela Espanca teve conhecimento do acontecimento mais trágico da sua vida - a morte do seu querido irmão Apeles em 1927, vítima da queda do hidro-avião que pilotava e que caiu fatalmente no rio Tejo.
Mas existem outras pequenas curiosidades que foram reveladas em primeira mão por D. Silvina - Florbela gostava muito de tomar chá com bolinhos, e mantinha uma relação confidente com a D. Ana Inácia (tia da D. Silvina que infelizmente já cá não está entre nós para confirmar a história!). Florbela também demonstrava uma afeição pelas violetas (flores), e preconizava um estilo de vida mais reservado, cingindo-se à sua notável poesia e à realização de traduções. Relembramos ainda que a sua vinda para Esmoriz se deveu ao casamento com o médico Mário Laje que possuía aqui residência.
Por fim, realçamos igualmente que a passagem de Marcos Assumpção não passou despercebida pela Cidade de Esmoriz, tendo já granjeado admiradores ou simpatizantes que se renderam ao seu estilo musical. O cantor agradeceu igualmente o carinho dos esmorizenses, e admitiu regressar novamente à terra da Tanoaria no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário