segunda-feira, 25 de abril de 2016

Amianto detectado junto à Praia Velha de Esmoriz

Vestígios de Amianto foram detectados junto à Praia Velha de Esmoriz, numa altura em que a circulação de pessoas à beira-mar começa a intensificar-se. As fotos que tiramos incidem sobre o paredão frontal da praia. 
De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), "todas as variedades de amianto foram classificadas como agentes cancerígenos para o ser humano pela IARC (International Agency for Research on Cancer), sendo que os tipos de cancro mais comuns nos indivíduos expostos são o mesotelioma (cancro da pleura) e o cancro do pulmão (...) relativamente ao cancro gastrointestinal não há ainda comprovação científica da sua relação com a exposição ao amianto (...) a Asbestose é também uma doença provocada pela inalação de poeiras de amianto".
Apelamos assim às entidades competentes para que removam tais vestígios por uma questão de protecção da saúde pública.





 

Um comentário:

  1. Antes de solicitarmos às entidades competentes para removerem tais vestígios, era obrigação dessas mesmas entidades fiscalizarem convenientemente todas os trabalhos de renovação das habitações. Além disso devemos também criticar a falta de civismo e responsabilidade quer do cidadão ou empresa responsável.

    ResponderExcluir