segunda-feira, 11 de abril de 2016

Esmoriztur pode ser lançado a concurso público já em Julho...

A autarquia de Ovar pondera lançar o projecto de reabilitação do Esmoriztur a concurso público já no próximo Verão de 2016, de forma a que as obras arranquem em força no ano de 2017. O executivo municipal, liderado por Salvador Malheiro, acredita que aquele pólo cultural favorecerá o dinamismo das colectividades sediadas a norte do concelho. As obras deverão salvaguardar a anterior lotação de 600 lugares. Contudo, a edilidade, proprietária do edifício, estuda formas de sustentabilidade ou rentabilidade para o projecto. Em cima da mesa, poderá estar a eventual cobrança do aluguer do edifício para cada evento, algo que poderá não ser de todo compatível com as modestas capacidades económicas das colectividades culturais sediadas em Esmoriz. Todavia, trata-se apenas de uma hipótese que está a ser debatida.
Além disso, é imperioso incutir "gostos culturais" na comunidade, de forma a que a adesão seja significativa. Aqui propomos a criação de uma newsletter digital (enviada por e-mail aos cidadãos desta região) e de um site próprio para o Esmoriztur, divulgando a programação cultural e os respectivos espectáculos. Também não seria descabido pensar em criar "o Sócio do Esmoriztur", com os cidadãos a pagarem uma cota anual minimamente acessível, sendo que, em troca, receberiam descontos automáticos nos bilhetes para os espectáculos e até teriam entrada livre em certos eventos de iniciativa municipal. Envolver as escolas locais também é essencial.
Claro que tudo isto irá pressupor uma coordenação ao mais alto nível. Mas é lógico que tudo deve ser bem pensado para que tudo corra da melhor maneira. É altura de devolver ao Esmoriztur a chama do passado!




Imagem nº  1- A recuperação do Esmoriztur é uma das principais metas do executivo municipal liderado por Salvador Malheiro.

Um comentário:

  1. A ideia da criação do sócio pagante com direito a eventuais descontos em eventos parece-me bastnte interessante

    ResponderExcluir