segunda-feira, 11 de abril de 2016

Arautos estrearam VI Encontro de Teatro de Esmoriz

Os Arautos Grupo d'Arte e Cultura abriram oficialmente o VI Encontro de Teatro de Esmoriz na noite do passado dia 9 de Abril. O auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz acolheu a presença de cerca de 100 espectadores que desfrutaram de uma noite recheada de emoções. 
Em primeiro lugar, destacamos a Associação Recreativa Ferreirinha de Gondomar que, a convite da colectividade anfitriã, apresentou as duas peças comediantes "Zazá" e "O Meu Marido que Deus haja", actuações que motivaram inúmeras gargalhadas na plateia. O bom humor instalou-se, desde cedo, na sala, dotando de qualidade, harmonia e boa disposição o espectáculo.
No entanto, o momento mais alto foi protagonizado pelo novo padrinho do festival - o conceituado actor Octávio Matos, um homem que ostenta um currículo notável na arte da representação. Neste âmbito, os Arautos projectaram um vídeo que recordava o grandioso legado de Octávio em diversas séries da televisão portuguesa. A "estrela da noite" agradeceu o carinho da comunidade esmorizense e enalteceu a nobreza intrínseca a todas as homenagens que são dirigidas aos actores ou artistas que contam com uma idade já mais avançada, de modo a que estes não caiam no esquecimento.
Apesar dos seus 77 anos e de algumas limitações físicas, Octávio Matos ainda subiu ao palco para presentear o público com duas representações cómicas: uma versando a linguagem gestual, outra alimentando a eterna rivalidade entre homens e mulheres. Foi novamente aplaudido de forma efusiva.
Na segunda parte do evento, decorreu igualmente a Cerimónia Solene de Abertura que juntou algumas das individualidades afectas à iniciativa. Neste contexto, destacamos o discurso de Silvino Gomes, Presidente dos Arautos, que agradeceu a presença do público e recordou o facto do teatro ser a alma de um povo.
No final, foram ainda entregues recordações aos protagonistas, a saber: um ramo de flores, azulejos  simbólicos da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar, o novo livro da autoria de Silvino Gomes e ainda um barril e respectivo suporte em miniatura (objecto bem moldado que era alusivo à Tanoaria).
O VI Encontro de Teatro de Esmoriz irá percorrer os meses de Abril e Maio, assegurando a apresentação de mais cinco espectáculos. 
Em seguida, apresentamos as fotografias inerentes à abertura deste mega-evento cultural.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário