quarta-feira, 14 de setembro de 2016

16 de Setembro, Dia D para a Barrinha?

A partir do dia 16 de Setembro, a Barrinha passará a viver uma nova realidade. Se tudo irá correr bem ou se tudo não passará de uma "operação de cosmética", só daqui a alguns anos é que poderemos medir o alcance da obra então protagonizada pela Sociedade Pólis Litoral da Ria de Aveiro. O investimento ronda os 2,7 milhões de euros e é suportado em 85 % por fundos comunitários. 
Enquanto cidadãos, temos o direito de exigir o melhor para a Barrinha. Não podemos contentar-nos com pouco, visto que esta obra é fulcral para a lagoa. Estou certo que tão cedo não teremos outra intervenção, pelo que a empreitada vindoura terá de ser bem sucedida. Ou isso, ou o princípio do fim da Barrinha. Infelizmente, esta situação faz-me lembrar aquelas operações de urgência em que está em causa o salvamento de um doente que se encontra à beira da morte. 
A cultura de exigência e o sentido crítico tem de estar enraizado nas comunidades de Esmoriz e Paramos. Só assim é que os objectivos serão alcançados. Não nos podemos contentar apenas com a introdução de estruturas humanas (embora reconheçamos a sua utilidade), é preciso pois acabar com a poluição e reverter parcialmente o assoreamento. A reabilitação da Barrinha pressupõe sempre a requalificação da ribeira de rio Maior (ver link em baixo). Se tal não for feito, o investimento só terá um impacto positivo a breve prazo. Além disso, é importante que seja preservada a biodiversidade, sobretudo em termos de avifauna. 
Salvar a Barrinha é essencial e urgente, mas é preciso que tudo corra pelo melhor. É preciso que os cidadãos tenham a iniciativa de se envolverem no processo.
No dia 16 de Setembro, próxima sexta-feira, decorrerá pelas dez horas da manhã na rua dos Caçadores (junto ao estádio do Sporting Clube de Esmoriz) a inauguração solene das obras, estando presentes o Ministro do Ambiente (João Pedro Matos Fernandes) e os presidentes das autarquias de Ovar e Espinho (Salvador Malheiro e Pinto Moreira respectivamente).
A comparência de todos aqueles que tiverem disponibilidade é essencial. E por favor, tentem acompanhar sempre o curso das obras!
Lutem pela Barrinha, lutem pelo futuro de Esmoriz!



Resultado de imagem para barrinha de esmoriz

7 comentários:

  1. Olá
    Obviamente que saúdo o início das obras!
    Relativamente ao grave problema da Ribeira de Rio Maior que há já muito tempo venho alertando para ele, infelizmente não é o único.
    Um destes dias à noite, quando na Avenida dos Correios me deslocava em direcção á praia, logo depois de passar o viaduto, fui brindado com um cheiro nauseabundo, autentica fossa séptica que vinha de um dos riachos que corre de Sul para Norte e que desagua na barrinha. Engraçado, ou talvez não, é que de manhã o cheiro já não existia. Deixo «isto» para reflexão....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      É o rio Lambo. Melhorou muito nos últimos anos, mas ainda assim chega lá alguma poluição de vez em quando. Não obstante, a poluição que contamina a ribeira de rio Maior é diária! E as autoridades ambientais nada fazem...
      Cumprimentos

      Excluir
    2. Olá
      Não creio que seja o Rio Lambo....mas sim umas linhas de água que nele desaguam...
      Cumprs
      Augusto

      Excluir
  2. Olá
    na «festa» da inauguração das obras de requalificação, proponho que levem o Sr. Ministro a ver o estado da água da Ribeira de Rio Maior. Quem sabe servirá para «alguma coisa».....
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Augusto,

      Eles sabem todos do estado em que se encontra a ribeira de Rio Maior. Eu espero bem que seja feita alguma coisa para, pelo menos, diminuir a poluição que dali vem. Já não me importava se ficasse como o rio Lambo que melhorou nos últimos anos!

      Um abraço!

      Excluir
    2. Aliás, houve 5 anos de estudo... Este projecto começou em 2011... Se eles não chegaram a essa conclusão, então será inadmissível!!!

      Excluir
    3. Olá
      Só recentemente se fala publicamente da fonte de Poluição que é a Ribeira de Rio Maior; só se falava do Rio Lambo.
      Cumprs
      Augusto

      Excluir