quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Movimento Cívico Pró-Barrinha apela à preservação da avifauna

Com as obras a decorrerem já no terreno, o Movimento Cívico Pró-Barrinha apelou às entidades para que se evite o desaparecimento ou o dispersar da avifauna rumo a outras paragens. Arménio Moreira, presidente da associação ambiental fundada no ano de 2000, sublinha que a requalificação "deve ter em conta a riqueza da avifauna que está inserida na internacional IBA (Zona Importante para as Aves)". Ao todo, estão documentadas mais de cem espécies de aves que por ali passam ou nidificam anualmente. Algumas delas (como por exemplo: as garças) são bastante sensíveis à presença humana, cenário que preocupa alguns ambientalistas.
Além desta questão inerente à biodiversidade, o Movimento Cívico Pró-Barrinha tem insistido na necessidade de se eliminarem definitivamente as fontes poluidoras para que a qualidade das águas da lagoa não seja hipotecada.
Todavia, esta entidade ambiental reconhece a utilidade das obras em curso, acreditando que poderá iniciar-se um ciclo mais positivo na lagoa no decurso dos próximos anos.




Imagem nº 1 - Um Perna-longa na Barrinha de Esmoriz
Foto da autoria de Bruno Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário