domingo, 27 de maio de 2018

Bombeiros Voluntários de Esmoriz assinalaram mais um aniversário

No passado dia 26 de Abril, a sirene do quartel tocou para anunciar o 87º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Como já é tradicional, decorreria igualmente o hastear das bandeiras que juntaria órgãos sociais, comando, corpo activo, escola de estagiários e fanfarra. 
Todavia, as comemorações oficiais ficariam apenas marcadas para o dia 20 de Maio, contemplando um vasto programa de iniciativas, onde o ponto mais alto seria naturalmente a inauguração da ampliação do quartel.
Dentro deste contexto, na manhã do dia 20 de Maio, teve novamente lugar a alvorada (com o lançamento de 21 morteiros) e o hastear das bandeiras, seguindo-se posteriormente o desfile apeado e motorizado pelas freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda. Ao longo do trajecto, os nossos soldados da paz foram recebidos e aclamados como heróis pelos populares então dispersos pelas ruas. Naquela manhã, decorreria igualmente a tradicional missa solene bem como a respectiva romagem pelo cemitério de forma a honrar e a recordar todos aqueles que serviram, com brio e dedicação, aquela corporação.
Da parte da tarde, houve a recepção às entidades convidadas, condecorações em parada, novo desfile apeado e motorizado, bem como a habitual sessão solene que viria a prestar nova homenagem aos bombeiros e a todos os seus amigos. Na mencionada sessão, foi valorizada a missão da corporação que esteve assim presente em vários teatros de operação, combatendo incêndios urbanos, industriais e florestais, auxiliando na resolução de acidentes rodoviários e aprestando-se igualmente a acções de salvamento aquático. Os nossos soldados da paz terão sido, ao todo, chamados a intervir em cerca de 10 mil solicitações de intervenção, ora dentro ora fora da região onde estão inseridos. 
Como disséramos anteriormente, o momento mais especial das celebrações prendeu-se com a apresentação da nova faceta do quartel, o qual havia sido ampliado com mais um piso. De entre as modificações então conhecidas, sabemos que foram inauguradas as inéditas camaratas femininas e que se realizaram intervenções que favorecerão a própria operacionalidade do corpo dos bombeiros. Procedeu-se ainda à substituição das coberturas e às remodelações das camaratas masculinas e da sala de formação. Implementou-se ainda um sistema que respeitará a eficiência energética e o aproveitamento de energias renováveis para o funcionamento do edifício.
No final, não faltaram inúmeros momentos de convívio, bem como o lançamento de fogo-de-artifício.
A comunidade aderiu em força ao evento do dia 20 de Maio, parabenizando os nossos soldados da paz por tudo aquilo que têm realizado em prol da segurança e do bem-estar de todos nós.





Direitos da Foto - Grupo de Comunicação e Imagem dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário