quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Correio dos Comunicados Políticos - Deputada Carla Madureira (PSD) defende requalificação do bloco operatório do hospital de Ovar já em 2020


Resultado de imagem para psd


Discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado

Deputada Carla Madureira defende requalificação 
do bloco operatório do hospital de Ovar já em 2020



A deputada do PSD Carla Madureira defendeu esta segunda-feira a inclusão da requalificação do bloco operatório do Hospital Francisco Zagalo, de Ovar, no Orçamento do Estado (OE) para 2020. Numa audição à ministra da saúde, a parlamentar social democrata recordou que este investimento “há muito prometido” não tem passado do “plano das intenções”.

“É uma necessidade há muito identificada, que muito limita a capacidade de resposta desta unidade e que coloca em causa a sua sustentabilidade futura e qualidade de serviço prestado à população” – vincou Carla Madureira, referindo-se à urgência da unidade hospitalar ovarense, durante a discussão, na especialidade, do OE.

Recordando que este investimento “não tem passado do plano das intenções”, Carla Madureira enfatizou que o Partido Socialista, com o apoio parlamentar da esquerda, é governo há quatro anos, questionando a ministra sobre se será em 2020 que aquele “vai, finalmente, sair do papel”. 

Na sua intervenção, a deputada aveirense notou que o Programa de Investimentos do Ministério da Saúde para 2020 reserva 2,6 milhões de euros para obras no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, mas sublinhou que o norte do distrito de Aveiro “tem um conjunto de investimentos prometidos e sucessivamente adiados sobre os quais importará perceber se concretizar-se-ão este ano, tendo em conta o tão anunciado reforço do orçamento para a Saúde”.

A ampliação da urgência do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, de Santa Maria da Feira, foi outro dos temas focados na intervenção, com Carla Madureira a recordar que desde 2016 que há projeto, fundos próprios do hospital para a obra e que chegou a ser lançado concurso. “Só faltou mesmo o senhor ministro Mário Centeno assinar por baixo” – atirou a deputada do PSD, questionando a governante sobre se, com o reforço do investimento na saúde, a ampliação da urgência do hospital, que foi construído para servir 150 mil pessoas mas que hoje dá resposta a uma população de 330 mil habitantes de vários concelhos, estará no topo das prioridades do ministério.

Na discussão, na especialidade, do OE, a parlamentar social democrata lamentou aquilo a que apelidou de “encurtamento das respostas” ao nível dos cuidados primários, referindo-se, por exemplo, ao encerramento das unidades de saúde de Maceda, no concelho de Ovar, e da Marinha - Silvalde, no concelho de Espinho, “o que tende a agravar o estado de saturação a que aqueles serviços de urgência chegaram”.

Carla Madureira quis, por outro lado, saber que planos “nos reserva” OE para as obras da urgência do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, “tão necessárias para descongestionar aqueles serviços a que recorrem também os utentes de Espinho que viram a sua urgência encerrar”, questionando a ministra se tenciona dar cumprimento à Resolução da Assembleia da República que recomenda a reabertura dos serviços de urgência da unidade espinhense.

Aveiro, 13 de janeiro de 2020



Resultado de imagem para carla madureira deputada

Um comentário: