terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

As origens dos nomes de Esmoriz e Gondesende. Questões sobre a toponímia.

Decerto que serão muitos poucos os esmorizenses que conhecem a origem dos nomes destas duas terras que tão bem conhecemos e nas quais residimos. Todavia, é importante conhecer todo o contexto que levou à designação específica das localidades em questão.
No ano de 711 d.C., as forças muçulmanas lideradas por Tarik, Musa e Abd al-Aziz invadiriam a Península Ibérica, desbaratando os exércitos visigodos e impondo assim o seu domínio. Contudo, os sarracenos são travados nas Astúrias (talvez em 722 d.C.), de onde partirá a Reconquista Cristã. 
Os cristãos tentarão a todo o custo recuperar o território que lhes fora retirado pelos ocupadores muçulmanos. Ocorrerão inúmeras batalhas com muito sangue derramado. Por vezes, existem avanços, noutras registam-se recuos. Os Papas da época promovem a Cruzada contra o "infiel" e apelam à participação dos cruzados europeus no Próximo Oriente mas também na Hispânia, aonde os muçulmanos estabelecem aquilo que será conhecido como o Al-Andalus.
Durante este duro e longo processo de Reconquista, os cristãos da Península Ibérica recebem reforços, oriundos de diversas partes da Europa (por exemplo: francos e germanos), de forma a que pudessem resistir ao domínio muçulmano. 
De entre os inúmeros cavaleiros que lutavam em nome de Cristo, encontramos dois que nos merecem maior atenção: Ermerico e Gundesindo. Pouco se sabe sobre a vida deles, todavia foram estes dois combatentes que deram o nome às duas terras que hoje conhecemos como Esmoriz e Gondesende. Nesta época, como ressalva o Padre Aires de Amorim, era natural que os cavaleiros da reconquista cristã dessem o seu nome às vilas. Foi o que acontecera! 
É claro que ambos os nomes ainda evoluíram com o avançar dos tempos, mas sofreram apenas pequenas alterações. Em 1077, Esmoriz surge já documentado como villa ermorici. Em 1090, outro manuscrito refere também a existência da villa ermorizi. A designação foi evoluindo lentamente com os tempos até chegarmos aos topónimos actuais. 


brasao esmoriz.jpg (4616 bytes)

Logotipo da Cidade de Esmoriz

Fontes utilizadas: AMORIM, Aires de - Esmoriz e a sua História. Esmoriz: Edição da Comissão de Melhoramentos, 1986, p. 15-20.

2 comentários:

  1. A legenda da imagem "Logotipo da Cidade de Esmoriz" só pode ser uma brincadeira de mau-gosto, uma infeliz insinuação ou ... uma ignorância lamentável. As cidades não são associações comerciais/industriais ou quaisquer outras entidades prestadoras de serviços. Trata-se da imagem das Armas da Cidade, ou do Brasão de Armas, ou qualquer outra designação baseada na heráldica, as quais mereciam um melhor tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, mas com a pressa, escrevi logotipo. Fica a emenda feita. Cumprimentos!

      Excluir