terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Barrinha e sua história

Na actualidade, como todos sabemos, o estado da Barrinha não podia ser mais desanimador. Poluída e abandonada pelo ser humano, a lagoa vive agora tempos difíceis. Todavia, a história diz-nos que o panorama nem sempre foi assim. De facto, a Barrinha conheceu também anos de ouro, embora no seu passado. É disso que iremos falar neste texto para que todos tenhamos noção da importância deste espaço histórico da nossa região.
Nas inquirições do rei D. Dinis do século XIII (ano 1288, mais concretamente), surge já uma referência que aponta para a existência dum porto em Esmoriz. É provável que o mesmo se localizasse na zona da Barrinha, embora os dados existentes sejam escassos e pouco esclarecedores. Acreditamos ainda que se tratava dum pequeno porto de abrigo para embarcações de dimensões reduzidas. 
Também foram construídas pontes sobre a Barrinha, embora em datas incertas.
Nestes tempos mais recuados, a Barrinha atraía facilmente os pescadores e os camponeses. Os primeiros procuravam taínhas, robalos, enguias, linguados e solhas, enquanto que, os segundos ambicionavam encontrar ervagens, junco, rapilho e estrume. É possível ainda que tenham existido algumas salinas na Barrinha, todavia estas estariam seguramente em número bastante reduzido. 
Os habitantes da região estavam conscientes das potencialidades da Barrinha e por isso, frequentavam-na várias vezes, nestas eras antigas! Inclusive, chegaram a existir conflitos entre famílias nobres (que reivindicavam apenas para si os direitos sobre a Barrinha) e o restante povo que desejaria explorar livremente os recursos deste espaço. Este conflito durou anos, senão séculos! A lagoa movia interesses nesses tempos. 
Por seu turno, os turistas também se sentiam atraídos pela beleza e magnificência da Barrinha, local fantástico para tomar excelentes banhos. É claro que existiram ainda tragédias com pessoas a morrerem afogadas, o que infelizmente acontece em qualquer espaço marítimo utilizado pelos seres humanos. Contudo, ninguém podia desmentir que nesses tempos assistíamos ao auge da Barrinha que era o orgulho de Esmoriz e de seu povo....



A Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, ainda nos seus anos de ouro.


Fontes consultadas: AMORIM, Aires de - Esmoriz e a sua História, p. 226-285.





Nenhum comentário:

Postar um comentário