terça-feira, 4 de março de 2014

Nota de imprensa da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro teme pela Consulta de Hematologia


A situação da consulta de hematologia do Hospital de Aveiro, e em particular das várias centenas de utentes há cerca de 2 anos em lista de espera, representa um verdadeiro escândalo para o nosso país e para a região.

A comissão de utentes de saúde de Aveiro tem vindo a alertar para a situação de pré-ruptura relativamente a um conjunto de serviços do Centro Hospital do Baixo Vouga (CHBV), reclamando medidas de fundo por parte da tutela e não apenas remendos como tem acontecido até aqui.

Esta situação exige, no mínimo, um completo apuramento de responsabilidades relativamente aos utentes que ficaram sem acesso à consulta, o que, em muitos casos, pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Importa lembrar que grande parte destes utentes padece de doenças oncológicas. Desta forma, o erro administrativo apontado pelo ministro merece ser devidamente esclarecido até às últimas consequências, apurando-se nomeadamente as diligências realizadas entre as administrações do CHBV e do serviço de hematologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e quais foram as orientações dadas aos serviços do Hospital de Aveiro relativamente a esta matéria.

Entretanto, a solução preconizada pelo Ministro da Saúde, que já terá dado ordens ao CHUC para tratar todos os doentes em espera e que esta Comissão de Utentes não deixará de acompanhar, não serve cabalmente os interesses da população da região. O CHBV, que serve neste momento uma população superior a 400 mil pessoas, não pode passar sem um verdadeiro Serviço de Hematologia digno deste nome. Não é possível empurrar todos os doentes para os hospitais centrais, já à beira da rotura.

Neste sentido, a Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro reclama medidas concretas destinadas a reforçar a consulta de hematologia, criando de facto um Serviço com todos os recursos humanos e materiais necessários, mais médicos (no mínimo três especialistas), pessoal de enfermagem e auxiliar, camas e cadeirões com condições de apoio para os tratamentos que, em muitos casos levam horas a fio.

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro tem plena consciência dos custos que este serviço comporta, não só ao nível dos meios de diagnóstico como também ao nível das terapêuticas. Contudo, não podemos aceitar que, sob a capa de uma racionalização de meios, se destrua um serviço de qualidade e essencial à população, para concentrar a sua atividade em Coimbra cuja capacidade de resposta é cada vez menor. A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro apela à tutela para que crie uma solução consistente e duradoura para este problema.


Aveiro, 20 de Fevereiro de 2014
A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário