sábado, 4 de outubro de 2014

A actualidade nacional e local por Emanuel Bandeira (22 a 29 de Setembro)



Apanhado da atualidade
22-09-2014 a 29-09-2014



A semana que passou ficou marcada por vários episódios importantes. Vou destacar alguns, os que me marcaram mais, mas certamente que existem outros igualmente relevantes.
  • Em primeiro lugar, a estrondosa vitória de António Costa nas eleições primárias do PS com 70% dos votos. Trata-se de uma vitória de Costa, sem margem para dúvidas; e de uma derrota de Seguro, sem margem para contestar.
  • O segundo grande caso da semana é o “caso Tecnoforma”, onde surgiu uma denúncia anónima que o Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho teria recebido entre 1996 e 1999 – cerca de 150 mil euros em pagamentos provenientes do grupo Tecnoforma. Isto quando era deputado em exclusividade de funções. Quanto a este caso, é preciso esclarecer o seguinte: é possível que Passos Coelho tenha recebido dinheiro e não tenha violado a lei. Como? Passos Coelho pode, como assumiu no Parlamento, ter recebido alguns rendimentos que não vão contra o regime de exclusividade de funções. Mas uma coisa é certa: apesar de a queixa ter sido arquivada, Passos Coelho ainda não está livre do problema. Primeiro, porque a oposição e a comunicação social não vão deixar cair o caso até que fique esclarecido quanto dinheiro recebeu Passos Coelho. Por outro lado, decorre ainda um inquérito que não foi arquivado, e há ainda um outro na União Europeia, do qual também não se sabe o desfecho…
  • O terceiro grande tema que marcou a semana foi o aumento salário mínimo de 485€ para 505€. Aqui há que destacar o acordo entre Governo, patrões e sindicatos (com exceção da CGTP), que chegaram a consenso para desbloquear diferenças e colocar o salário mínimo num patamar de maior dignidade. Continua a não ser uma situação ideal mas, para os trabalhadores, é inquestionavelmente melhor do que a situação anterior. 


Para além destas três notícias que concentraram em si os holofotes mediáticos da semana, há outras que talvez tenham passado despercebidas e que, por isso, devem ser assinaladas.
A primeira tem a ver com uma notícia do Jornal Público, onde é referido que a CP criou um regulamento que proíbe trabalhadores de falarem à imprensa: o documento é contestado pela comissão de trabalhadores e os sindicatos dizem que há uma violação da Constituição e da liberdade de expressão. Compreendo a necessidade da CP de proteger a “boa imagem da empresa”, mas parece que a solução encontrada é desproporcional aos fins que visa atingir.
Outra notícia que surpreendeu pela negativa foi a de que em 2011 o INEM recebeu mais de 22.000 chamadas falsas. São condutas incompreensíveis, que raiam a bestialidade (não a dos bestiais, mas das bestas). A boa notícia é que o tribunal da relação do Porto condenou pela primeira vez um homem a prisão efetiva por ter feito chamadas falsas para o INEM.
Para terminar, a nova nota de 10 euros, que está em circulação desde a semana passada. É mais pequena e mais colorida e, dizem os especialistas, muito mais segura – o que é positivo. A parte má é que já está a criar problemas porque nem todos os equipamentos estão preparados para ela…
Está feito o apanhado desta semana, para a semana há mais! 


Emanuel Bandeira
Esmoriz, 29-09-2014


Apanhado da semana:
Esmoriz/Ovar
22-09-2014 a 29-09-2014


Por vezes temos a ideia de que nada se passa na nossa Cidade e no nosso Concelho, o que não é bem verdade. As coisas acontecem. E, acima de tudo, acontecem coisas boas.
Por exemplo, na semana que passou tivemos em Esmoriz alguém bastante famoso. Falo, claro está, de Garrett Mcnamara, surfista mundialmente conhecido por ter batido o record mundial para maior onda alguma vez surfada.
Por falar em bater, o nosso Esmoriz bateu no passado domingo o Avanca por 2-1 no Estádio da Barrinha.
Decorreu também no passado domingo o Banho Público Solidário dos Bombeiros de Esmoriz, um evento que contou com muita animação, com pessoas de todas as idades e um excelente ambiente! 
No âmbito empresarial, há a destacar que a Bi-silque foi distinguida uma vez mais como uma das melhores empresas em Portugal, com a atribuição do galardão PME Líder. Este prémio, atribuído em conjunto por diversas entidades bancárias e pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, distingue todos os anos as pequenas e médias empresas que se destacam no tecido empresarial português pelo seu crescimento, sustentabilidade, desenvolvimento de novos negócios e capacidade de exportação.
E como estamos a falar de prémios, há que dar os parabéns ao Agrupamento de Escolas Ovar Norte que esta semana também esteve em destaque, não só a nível nacional como a nível internacional! 
A nível nacional, o Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte esteve presente na cerimónia de entrega de prémios da Fundação Ilídio Pinho - “Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”- onde foi premiado por um projeto desenvolvido pela Professora Fátima Lopes e os seus alunos de Maceda. Para além disso, as turmas de Técnico de Multimédia do 11º e 12º anos foram convidadas a fazer a cobertura do evento, evento esse onde estiveram presentes várias individualidades entre as quais o Sr. Ministro da Educação e o Sr. Primeiro-Ministro. 
A nível internacional, da Escola Secundária de Esmoriz está de parabéns o professor António João Lopes, ao sagrar-se o professor mais criativo da Europa no âmbito do projeto Ingenious.
De parabéns esteve literalmente também a vila de Cortegaça, que na passada semana celebrou o vigésimo nono aniversário da elevação de Cortegaça a vila. Ficam aqui os nossos parabéns!
Em Maceda, a Base Aérea abriu as portas à população durante o fim-de-semana, e muitos foram os que quiseram conhecer de perto o trabalho efetuado pelos militares. 
Foi esse, de resto, o objetivo da iniciativa, integrada nas comemorações do 62.º aniversário da Força Aérea Portuguesa.
Indo ainda mais para Sul no concelho, decorreu na passada sexta-feira, em Ovar, a Assembleia Municipal, onde para além de outros pontos, foi aprovada por unanimidade a redução da taxa de IMI de 0,39 para 0,38%. Isso significa que, quem tiver imóveis no município de Ovar, vai pagar menos impostos sobre eles. 
Foi aprovado também um voto de louvor para Manuel Ferreira, atleta do Grupo Desportivo Guilhovai, que participou nos Campeonatos Europeus de Atletismo para veteranos, na Turquia, tendo ganho 2 medalhas de ouro para Portugal, conquistadas nos 5.000 e 10.000 metros.
E assim foi, em traços largos, a semana pelos nossos lados. Para a semana há mais!


Emanuel Bandeira
Esmoriz, 29-09-2014




Imagem nº 1 - O Banho Público organizado pela Banda Sons of the Beaches & Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Foto da autoria de Arménio Moreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário