sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Correio dos Comunicados Políticos - Bruno Oliveira (União de Freguesias de Ovar) pretende acções de limpeza e manutenção dos cruzeiros


União das Freguesias de Ovar dá atenção aos Cruzeiros

 
O Cruzeiro é um monumento em granito muito comum na nossa região e ainda que não seja considerado um pelourinho – local onde se aplicava a justiça em tempos idos, é também constituído por degraus, pedestais e são invariavelmente encimados com cruzes, de maiores ou menores dimensões.

No concelho de Ovar, à semelhança de outros na região, há imensos cruzeiros. A novidade é que a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) decidiu dar-lhes atenção.

O chefe do executivo da UFO diz que “nos habituámos a conviver com estes vestígios do nosso passado que quase nem damos por eles”. Por isso, apresentou uma proposta para a limpeza e manutenção dos cruzeiros existentes no seu território, dando-lhes a importância que merecem.

Na freguesia de Ovar, os cruzeiros dos lugares do Torrão do Lameiro, Ribeira e São Miguel, Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar e Santa Camarão estão já a ser intervencionados.

Em Arada, outra freguesia da UFO, os cruzeiros da Senhora do Desterro, Largo do Calvário, Largo S. Martinho, Largo do Sobral, Rua do Salgueiral de Baixo, Cruzeiro Novo e Velho, Rua de S. Donato, Guilhovai, Rua de S. Goldrof e Largo de S. João, serão intervencionados.

Em São Vicente de Pereira, os cruzeiros contemplados com os trabalhos adjudicados pelo executivo liderado por Bruno Oliveira são: S. Lourenço, Largo da Torre, Torre do Azevedo, Rua Dionísio Pereira dos Santos, Largo do Cruzeiro, Adro Velho e Monumento ao Ultramar.

Além de manutenção e limpeza, os trabalhos que se encontram já em execução, estão também a aplicar hidrofugante, um produto destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros, o que deverá preservar os cruzeiros da erosão dos elementos durante bastante tempo.

Segundo adiantou Bruno Oliveira, presidente da UFO, os trabalhos estão a decorrer, tendo sido adjudicados por cerca de 20 mil euros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário